DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Explorando a associação entre diabetes e sintomas osteomusculares crônicos: o estudo ELSA-Brasil osteomusculares (ELSA-Brasil MSK)

Adriele Alves Santos

 

Com o objetivo de investigar a associação entre a diabetes mellitus e sintomas osteomusculares crônicos, além de avaliar se há influência do controle glicêmico nessa associação, foi realizado um estudo de análises de regressão logística univariada e multivariada a partir dos dados das avaliações de linha de base do Estudo Musculoesquelético ELSABrasil (2012-2014).

 

O diagnóstico médico e a hemoglobina glicada foram os de parâmetros de avaliação da diabetes, já para os sintomas osteomusculares crônicos foi utilizada sua definição, como dor, desconforto e/ou rigidez por mais de 6 meses durante o último ano, assim como os locais de em que estavam presentes, podendo ser em qualquer local ou em vários locais. As variáveis consideradas nos modelos multivariados foram sexo, raça, idade, escolaridade, índice de massa corporal, nível de atividade física e tabagismo e consumo excessivo de álcool.

 

Como principal resultado foi observado que somente em mulheres a diabetes mellitus, controlada ou não, foi associada a sintomas crônicos osteomusculares em qualquer local, não havendo o mesmo resultado para homens ou sintomas em vários locais. Contudo, mulheres com um pior controle glicêmico, foram duas vezes mais propensas a apresentar sintomas crônicos osteomusculares. Apesar de mais trabalhos serem necessários para investigar essa relação, o estudo Borges et al. (2018) já indica a maior propensão das mulheres com diabetes de apresentarem sintomas crônicos osteomusculares.

 

Referência: A. Borges Dario, L. Machado, R. Telles, P. Ferreira, S. Barreto. Exploring the Association Between Diabetes and Chronic Musculoskeletal Symptoms: The ELSA-Brasil Musculoskeletal Study (ELSA-Brasil MSK). 17° Congresso Mundial sobre Dor da Associação Internacional para o Estudo da Dor, Boston, Estados Unidos, 12-16 de Setembro de 2018.

 

Alerta submetido em 04/12/2018 e aceito em 04/12/2018.

 


Leitura original e/ou complementar