DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Desenvolvimento de um currículo de humildade cultural na medicina da dor - uma avaliação de necessidades

Raquel Pereira de Souza

 

Uma revisão da literatura atual mostra que as diferenças culturais e raciais sempre causam desigualdades no manejo da dor, levando a uma dor não tratada e/ou a uma desconfiança clínica. Mesmo dentro de um grupo cultural, existem diferenças na percepção de dor e o tratamento deve ser baseado em crenças individuais, experiências e mecanismos de enfrentamento. Humildade cultural tem como foco a aprendizagem ao longo da vida dos médicos e a autorreflexão para igualar os desequilíbrios de poder comumente presentes nas relações médico-paciente. Esta é uma parte integrante da melhora da educação médica multicultural. Na Universidade de Washington, não há um treinamento formal de abordagem cultural para os estudantes e residentes do Departamento de Anestesiologia e Medicina da Dor. Neste departamento, todos os residentes de anestesiologia passam por um rodízio em dor crônica, por isto a necessidade de desenvolver um treinamento de enfoque cultural durante a formação médica. Foi realizada uma pesquisa online aberta a todos os internos, residentes e estudantes de dor crônica com questionamentos acerca das competências e barreiras culturais presentes em seu currículo educacional. A maioria dos participantes concordou que o aspecto cultural deve ser abordado no treinamento em medicina da dor, negaram receber algum treinamento como parte de seu currículo formal e não demonstraram estar ciente das barreiras específicas para tratamento da dor em seu país. Esta pesquisa demonstrou a necessidade de um treinamento com abordagem cultural em dor, contribuindo para o desenvolvimento de um currículo multidisciplinar como uma nova estratégia educacional.

 

Referência: K. Srivastava, M. Accardi-Ravid, K. Peperzak, A. Dyer, R. Dale. Development of a Pain Medicine Cultural Humility Curriculum: A Needs Assessment. 17° Congresso Mundial sobre Dor da Associação Internacional para o Estudo da Dor, Boston, Estados Unidos, 12-16 de Setembro de 2018.

 

Alerta submetido em 04/12/2018 e aceito em 04/12/2018.

 


Leitura original e/ou complementar