DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Impacto da escuta de música nos mecanismos de dor endógena excitatórios e inibitórios

Raquel Pereira de Souza

 

A analgesia induzida por música tem sido demonstrada em vários estudos. Este tipo de alívio da dor pode ser parcialmente explicado pela modulação dos sinais de dor em resposta às estimulações de centros do tronco cerebral pela música. Em estudos com participantes ouvindo música, a atividade neural observada por fMRI é característico das vias de analgesia descendente. Porém, não há pesquisas que observem os mecanismos endógenos de controle da dor. Nesse estudo, foi avaliado o efeito modulatório da música em mecanismos excitatórios e inibitórios. A pesquisa aconteceu em um centro de dor hospitalar, onde participaram 27 pessoas saudáveis que tiveram sua percepção de dor avaliada por meio de uma escala visual analógica computadorizada. A avaliação aconteceu de forma contínua, onde o participante recebia estímulos térmicos de dor ao ouvir música e sem música. Foi observado que as classificações subjetivas de dor eram significativamente menores quando os participantes estavam escutando música, houve diminuição das amplitudes do componente de avaliação de mecanismos excitatórios e não foi encontrado diferença na ativação dos mecanismos inibitórios. Além disso, a música teve efeito significativo na observação do pico de dor. Os achados sugerem que a escuta musical opera no componente sensorial da dor, a depender da intensidade do estímulo. Estes resultados auxiliam no desenvolvimento da musicoterapia em dor crônica, com foco no sistema de modulação da dor descendente disfuncional.

 

Referência: M. Cabon, A. Bonnabesse, S. Genestet, B. Quinio, R. Marianowski, L. Misery, C. Bodéré. Impact of Music Listening on Endogenous Excitatory and Inhibitory Pain Mechanisms. 17° Congresso Mundial sobre Dor da Associação Internacional para o Estudo da Dor, Boston, Estados Unidos, 12-16 de Setembro de 2018.

 

Alerta submetido em 04/12/2018 e aceito em 04/12/2018.

 


Leitura original e/ou complementar