DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Efeitos analgésicos da cetamina intranasal em modelos de ratos de dor orofacial

Thaise Loyanne Felix Dias

 

Estudos já mostram que a cetamina intranasal induz analgesia em indivíduos com dor crônica, sendo que uma das vantagens da via intranasal é permitir a liberação de fármacos para estruturas orofaciais. A partir disso, investigaram o efeito analgésico da administração intranasal de cetamina em ratos em diferentes modelos de dor orofacial.

 

Para isso, foram utilizados os seguintes modelos: 1-) Injeção de formalina para induzir resposta nociceptiva, 2-) Injeção de capsaicina e carragenina nos lábios superiores dos ratos para induzir hiperalgesia por calor facial, 3-) Indução de hiperalgesia térmica e mecânica pela constrição de nervo infraorbitário. Além disso, realizaram teste de campo aberto para avaliar atividade locomotora após administração de cetamina intranasal.

 

Observou-se que a cetamina intranasal (0,5 mg/kg) apenas na segunda fase do teste de formalina orofacial reduziu 40% a resposta nociceptiva. Esta também reduziu a hiperalgesia de calor facial induzida por capsaicina e carragenina. No terceiro modelo, a cetamina intranasal de 0,5 mg/kg atenuou a hiperalgesia térmica 4 dias após a cirurgia e a de 1mg/kg a hiperalgesia mecânica em 14 dias após a cirurgia. O teste de campo aberto não mostrou déficit locomotor após utilização de cetamina intranasal em ratos.

 

Estes achados mostram que a cetamina intranasal possui efeitos analgésicos em modelos de dor orofacial. Desta forma, podendo representar no futuro um adjuvante no tratamento de algumas condições, em especiais as que necessitam de alívio da dor.

 

Referência: Araya EI, Claudino RF, Nones CFM, Chichorro JG. Analgesic effects of intranasal ketamine in rats models of orofacial pain. 49° Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, Ribeirão Preto, 17-20 de Outubro de 2017.


Leitura original e/ou complementar