DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Nicorandil inibe alodinia mecânica em modelo de dor neuropática induzida por paclitaxel pela ativação dos mecanismos opioidérgicos e serotoninérgicos

Thaise Loyanne Felix Dias

 

A dor neuropática envolve inúmeros mecanismos neuroquímicos que também contribuem para a refratariedade das terapias analgésicas utilizadas. Recentemente tem sido demonstrada a atividade de Nicorandil em modelos de dor nociceptiva e inflamatória, sendo necessário o estudo deste em modelos de dor neuropática.

 

Neste sentido, este estudo avaliou o efeito induzido por Nicorandil (administrado duas vezes, dentro de um intervalo de duas horas) na alodinia mecânica induzida por paclitaxel em camundongos machos. Para investigar os mecanismos envolvidos na atividade antinociceptiva do Nicorandil no modelo de dor neuropática induzida por paclitaxel utilizaram antagonistas opioidérgico (naltrexona) e serotonérgico (ciproheptadina) e um bloqueador do canal de potássio dependente de ATP (glibencamida).

 

Observou-se que a alodinia mecânica induzida por paclitaxel foi inibida pelo Nicorandil, quando administrado uma ou duas vezes, no sétimo ou décimo quarto dia após a primeira injeção de paclitaxel. Naltrexona e ciproheptadina atenuaram o efeito antinociceptivo de Nicorandil.

 

Os achados mostram que o Nicorandil possui atividade antinociceptiva em modelo de dor neuropática induzida por paclitaxel. Esta pode ser mediada pela ativação dos receptores opioidérgicos e serotonérgicos, visto que Naltrexona e Ciproheptadina atenuaram os efeitos de Nicorandil. Este estudo mostrou que o Nicorandil pode representar uma nova estratégia farmacoterapêutica para a dor neuropática, sendo necessários mais estudos para avaliar seu potencial uso.

 

Referência: Morais MI, Braga AV, Rodrigues FF, Melo ISF, Fátima A, Coelho MM, Machado RR. Nicorandil inhibits mechanical allodynia in the model of neuropathic pain induced by paclitaxel by activating opioidergic and serotoninergic mechanisms. 49° Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, Ribeirão Preto, 17-20 de Outubro de 2017.


Leitura original e/ou complementar