DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Intervenções tópicas em feridas crônicas

Rafaela Silva Motta
 

Em uma revisão sistemática, a utilização de intervenções tópicas se mostrou uma possibilidade para tratamento da dor em feridas crônicas. O ibuprofeno tópico, especialmente, mostrou-se potencialmente benéfico no alívio da dor nesse contexto. A revisão contou com ensaios clínicos randomizados que avaliaram a utilização de intervenções tópicas em indivíduos com mais de 18 anos que apresentassem feridas crônicas, incluindo úlcera venosa, arterial, venosa arterial mista, úlcera diabética ou úlcera por pressão. O desfecho primário avaliado nos estudos deveria ser a dor, mas outros aspectos como efeitos adversos, funcionalidade e qualidade de vida, por exemplo, poderiam ser avaliados como desfechos secundários.

 

Após as buscas, foram avaliados 08 estudos, que incluíram o uso de curativo de espuma de ibuprofeno, morfina, curativo de biocelulose contendo polihexamida e a mistura eutética de anestésicos locais. As intervenções avaliadas foram comparadas com outros tipos de intervenções ou com grupos placebo. Como resultado, esta revisão sugere que a aplicação tópica das intervenções apresentadas pode proporcionar alívio da dor em indivíduos com feridas crônicas. A espuma de ibuprofeno, principalmente, mostrou-se como potencialmente benéfica na redução da dor nessas feridas. Quanto ao uso da morfina, houve divergência entre estudos quanto a sua eficácia na diminuição da dor nesse contexto.

 

O estudo traz que há limitações no momento de avaliação da dor atribuída nos ensaios clínicos analisados, que deveria ser padronizado para melhor comparação dos resultados. Ainda assim, a aplicação tópica de intervenções pode vir a ser uma opção no alívio da dor em indivíduos com feridas crônicas.

 

Referências: Ffrench C, Finn D, Velligna A, et al. Systematic review of topical interventions for the management of pain in chronic wounds. Pain Rep. 2023;8(5):e1073. Published 2023 Sep 12. doi:10.1097/PR9.0000000000001073

 

Alerta submetido em 03/11/2023 e aceito em 17/11/2023.