DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Tratamento não farmacológico e não invasivo para a dor crônica

Mariane Aparecida da Silva Marques
Marília Pereira da Silva
 

Existe atualmente uma grande variedade de intervenções disponíveis, que possuem como objetivo atuar positivamente no tratamento da dor crônica. O estudo em questão buscou avaliar, por meio de uma revisão sistemática, quais tratamentos, não farmacológicos e não invasivos, em condições específicas de dor crônica podem estar associados a uma melhoria efetiva das condições clinicas, melhorando função e diminuindo o quadro doloroso, após um período de conclusão do tratamento proposto.

 

Nesta revisão, foram utilizados critérios pré-definidos, selecionando ensaios controlados randomizados de tratamentos não invasivos e não farmacológicos para condições comuns de dor crônica: 1) dor lombar crônica; 2) dor cervical crônica; 3) osteoartrite do joelho, quadril ou mão; 4) fibromialgia; e 5) cefaleia tensional. Os ensaios abordavam a eficácia ou danos comparados com os controles habituais, sendo a comparação mais comum encontrada a realizada contra o tratamento usual, mas apenas ensaios relatando resultados por pelo menos um mês pós-intervenção foram incluídos no estudo. Os pacientes possuíam intensidade de dor moderada e com duração dos sintomas variando de três meses a 15 anos.

 

Mostrou-se que exercício, reabilitação multidisciplinar, acupuntura e terapias psicológicas foram mais associadas à melhoria leve a moderada na função e diminuição da condição dolorosa para as condições específicas de dores crônicas já relatadas. Portanto, ocorre a necessidade de estratégias clínicas que focalizem o uso de terapias não farmacológicas e não invasivas para condições específicas de dor crônica.

 

Referência: Skelly AC, Chou R, Dettori JR, Turner JA, Friedly JL, Rundell SD, Fu R, Brodt ED, Wasson N, Winter C, Ferguson AJR. Noninvasive Nonpharmacological Treatment for Chronic Pain: A Systematic Review. Comparative Effectiveness Review No. 209. (Prepared by the Pacific Northwest Evidence-based Practice Center under Contract No. 290-2015-00009-I.) AHRQ

 

Alerta submetido em 21/06/2018 e aceito em 21/06/2018.

 


Leitura original e/ou complementar