DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Antagonismo do receptor tipo 2 para angiotensina como tratamento do ataque agudo de gota

Thiago Neves Vieira
 

Indivíduos com artrite gotosa frequentemente experimentam uma série de comorbidades onde a hipertensão tem sido uma das mais comuns, afetando 60-80% dos pacientes com gota. Estudos clínicos demonstraram que medicamentos anti-hipertensivos como inibidores da enzima conversora da angiotensina I (iECA) e bloqueadores dos receptores AT1 (BRAT1) aumentam o risco de ataque agudo de gota. Os iECAs podem modular o sistema renina-angiotensina, resultando na ativação do Receptor Tipo 2 da Angiotensina II (RAT2), que pode ser o mecanismo responsável pelas respostas inflamatórias induzidas pelo MSU. Recentemente, a expressão de RAT2 no tecido sinovial de indivíduos com artrite reumatoide e osteoartrite foi confirmada, de modo que o antagonismo do RAT2 se apresenta como uma estratégia terapêutica promissora para pacientes com artrite, como a gota. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o potencial analgésico do antagonista de RAT2 em modelos de ataque agudo de gota, incluindo aqueles precipitados pelo uso de anti-hipertensivos. Todos os grupos foram analisados quanto ao desenvolvimento de alodinia mecânica, hiperalgesia térmica, nocicepção espontânea e edema articular antes, e em diferentes tempos após as injeções IA.

 

Na dose testada, o tratamento oral com PD123319 foi ativo na prevenção de alodinia mecânica (44% de prevenção) e nocicepção espontânea (56% de prevenção) de 1 a 6 h após estímulo. A injeção IA de angiotensina II induziu alodinia mecânica e nocicepção espontânea de 0,5 a 6 h após as injeções, e a dor foi prevenida pelo tratamento IA com PD123319, de 4 a 6 h após as administrações.

 

Referência: Vieira TN, Ferreira J, Silva CR. Angiotensin II Type 2 receptor antagonism as treatment of acute gouty attack, including those precipitated by the use of antihypertensive drugs. 50th Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics, Brazil, Ribeirão Preto, 25 a 28 de setembro de 2018.

 

Alerta submetido em 04/12/2018 e aceito em 04/12/2018.

 


Leitura original e/ou complementar