DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Hiperalgesia que dura semanas

Thayná Moreira Gomes Marra
 

O fator de crescimento neural (NGF) é um fator trófico que permite a sobrevivência dos nociceptores. Estes fornecem informações sobre potenciais lesões provocadas por estímulos nocivos, que consequentemente desencadearão uma resposta do organismo.

 

O NGF está relacionado à presença de hiperalgesia local provocada por estímulos mecânicos e elétricos que pode durar várias semanas. Para desmitificar esse fenômeno, foi desenvolvido um estudo com a participação de 11 voluntários saudáveis. Eles foram submetidos a injeções locais (dorso do pé) de NGF. Posteriormente, foi realizado um teste conhecido por Microneurografia, que permitiu a avaliação dos nervos periféricos. Os dados demonstraram que o pré-tratamento com NGF, aparentemente, modifica as características dos nociceptores mecano-insensíveis, que passaram a apresentar características de nociceptores mecano-sensíveis. Foi constatado que a presença do NGF alterou o limiar nociceptivo, de modo que os estímulos mecânicos e elétricos fossem percebidos de forma mais intensa. Em outras palavras, o limiar à dor foi mais baixo.

 

Referência: Obreja O, Rukwied R, Nagler L, Schmidt M, Schmelz M, Namer B. Nerve growth factor locally sensitizes nociceptors in human skin. Pain [Internet]. 2017 159(3):1.

 

Este alerta foi elaborado na disciplina 395528 - Seminários Avançados em Pesquisa em Ciências e Tecnologias em Saúde do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde, Faculdade de Ceilândia - UnB.

 

Alerta submetido em 24/04/2018 e aceito em 25/04/2018.

 


Leitura original e/ou complementar