DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Terapia artística e suas implicações no tratamento da dor crônica

Laryssa Campêlo Magri

Isabela Henrique de Moura Oliveira

Nathalia Lorrany Rodrigues Vaz
 

O estudo investigou a eficácia da arteterapia no tratamento da dor crônica não oncológica por meio de uma revisão narrativa. A pesquisa, realizada entre junho e novembro de 2020, revisou 16 artigos disponíveis em bancos de dados, focalizando exclusivamente em participantes adultos. Foi revisado quatro áreas de terapia artística: artes visuais, música, terapia de dança/movimento e expressão escrita. Evidências sugerem associações positivas com a saúde, incluindo melhora no humor, bem-estar e qualidade de vida. Destaca o modelo biopsicossocial como uma conceituação viável para a dor crônica, incorporando múltiplos fatores.

 

A pesquisa se deparou com desafios na verificação e mensuração dos efeitos da arteterapia, bem como na generalização desses resultados para diferentes populações. A quantidade limitada e a inconsistência nas pesquisas destacam a necessidade de aprimorar os padrões metodológicos e realizar mais estudos nessa área em crescimento, como grupos de controle e quantificação de variáveis de resultado.

 

Embora possua potencial na redução de sintomas físicos e da intensidade da dor, a inconsistência nos resultados dificulta conclusões definitivas. A revisão reconhece a importância da arteterapia na música e expressão escrita, mas destaca a carência de investigações sobre seu impacto, especialmente na dança e terapia do movimento.

 

Referência: Raudenská J, Šteinerová V, Vodičková Š, et al. Arts Therapy and Its Implications in Chronic Pain Management: A Narrative Review. Pain Ther. 2023;12(6):1309-1337. doi:10.1007/s40122-023-00542-w

 

Alerta submetido em 29/09/2023 e aceito em 05/12/2023.