DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Células cutâneas especializadas de Schwann iniciam dor

Francisco Isaac Fernandes Gomes
 

A habilidade para a percepção da dor e de reagir aos estímulos nocivos é necessária para a sobrevivência. No sistema nociceptivo dos vertebrados, neurônios sensoriais especializados derivados da crista neural presentes na pele, também chamados de nociceptores, detectam e enviam sinais nocivos ao cérebro. O corpo celular e axônios desses nociceptores estão associados com a glia, células neurais que realizam inúmeras funções no sistema nervoso. Por um longo tempo acreditou-se que nociceptores perdiam a proteção glial quando cruzam a derme em direção à epiderme, deixando apenas as terminações nervosas de axônios não mielinizados como sensores de estímulos nociceptivos. Este estudo realizado por Abdo e colaboradores no Instituto Karolinska traz evidências sobre uma nova população celular previamente desconhecida de célula glial e que nesse estudo passa a ser chamada de células de Schwann nociceptivas. Este tipo celular está em associação direta com fibras nociceptivas que se projetam na epiderme a partir de onde a sensação da dor se inicia. Esta descoberta pode oferecer novas perspectivas terapêuticas para o tratamento da dor crônica.

 

Referência: Abdo H, Calvo-Enrique L, Lopez JM, Song J, Zhang MD, Usoskin D, El Manira A, Adameyko I, Hjerling-Leffler J, Ernfors P. Specialized cutaneous Schwann cells initiate pain sensation. Science. 2019, 365(6454):695-699.

 

Alerta submetido em 17/08/2019 e aceito em 17/08/2019.

 


Leitura original e/ou complementar