DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Fatores de risco relacionados a opioides no tratamento da dor crônica

Marina Trindade de Sousa
 

Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou como os julgamentos a partir de estereótipos de gênero e da presença ou não do histórico de abuso de opioides afetou a avaliação clínica feita por profissionais de saúde durante uma consulta. Foram recrutados 131 participantes, que estavam matriculados em um programa de residência ou bolsa credenciados, para analisarem os perfis de pacientes online criados exclusivamente para esse fim, focando na avaliação de risco futuro de eventos adversos relacionados a opioides, uso indevido ou abuso, dependência e desvio.

 

Os profissionais participantes avaliaram cada perfil, que consistia em um vídeo do paciente virtual e um pequeno texto. Os vídeos tinham 20 segundos de duração e os pacientes exibiram dor através de suas expressões faciais e apoiando a parte inferior das costas. Os principais achados indicam que os profissionais reconheceram de maneira mais fácil os fatores de risco para uso indevido de opioides na população do sexo masculino quando não há histórico de abuso. Mas quando os pacientes tinham um histórico anterior de abuso, os participantes avaliaram as mulheres como tendo maior risco de dependência futura.

 

Essas informações sobre as diferenças entre os sexos no comportamento de uso de substâncias, juntamente com estereótipos de nível social mais amplos, são relevantes pois revelam que esses fatores podem afetar diretamente as percepções dos profissionais sobre os riscos relacionados aos opioides prescritos para dor.

 

Referência: A.D. Grant et al. Opioid-related risk perceptions in chronic pain: influence of patient gender and previous misuse behaviors, PAIN: April 2022 - Volume 163 - Issue 4 - p 711-718

 

Alerta submetido em 18/04/2022 e aceito em 18/04/2022.