DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

A alta prevalência de fibromialgia em indivíduos transgêneros

Gabriel Carvalho de Souza Santana
 

Um estudo quantitativo realizado em Israel (2021) mostrou que há uma alta prevalência de fibromialgia na comunidade transgênero. O estudo foi realizado com um corte transversal no Ambulatório Trans do Tel Aviv Sourasky Medical Centre, e incluiu 72 homens transgêneros e 43 mulheres transgêneros. Indivíduos transgêneros experimentam com frequência angústia e depressão relacionadas à não conformidade de gênero e à transfobia. Considerando que estresse e trauma contribuem para o desenvolvimento de fibromialgia, o estudo investigou a prevalência dessa síndrome de dor crônica entre os transgêneros.

 

Os participantes responderam a questionários sociodemográficos, de estado geral de saúde e questionários específicos de saúde mental, dor e fibromialgia. Os resultados mostraram uma prevalência de fibromialgia seis vezes maior nos participantes do estudo em comparação à população geral de Israel. Os autores sugeriram que o stress psicológico e a disforia de gênero (desconexão e insatisfação entre o sexo com que a pessoa nasce e a sua identidade de gênero), podem contribuir para essa alta prevalência.

 

Esse trabalho indica que a prevalência de fibromialgia nos indivíduos transgêneros avaliados é maior do que na população geral. Apesar das limitações de amostragem e falta de comparações com a comunidade cis, esse estudo traz à luz a necessidade de uma maior compreensão sobre a dor crônica e suas relações causais na comunidade transgênero, frequentemente invisibilizada e marginalizada na sociedade.

 

Referência: Levit, D., Yaish, I., Shtrozberg, S., Aloush, V., Greenman, Y., & Ablin, J. N. (2021). Pain and transition: evaluating fibromyalgia in transgender individuals. Clinical and experimental rheumatology, 39 Suppl 130(3), 27–32. https://doi.org/10.55563/clinexprheumatol/pq0qp6

 

Alerta submetido em 14/06/2022 e aceito em 14/06/2022.