DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Estímulo da medula espinhal em dor nas costas predominante na síndrome de cirurgia dorsal falhada

Mariane Pereira Matos
 

A dor lombar é uma condição que pode ser incapacitante e afetar a qualidade de vida de um indivíduo, e é uma condição muito comum de se encontrar em pacientes submetidos a alguma cirurgia na coluna vertebral. Tomando como base estudos que comprovaram a eficiência de estímulo da medula espinhal em tratamento de dor na perna provenientes de neuropatia, um grupo de pesquisadores quis testar esse mesmo tipo de procedimento em pacientes que sofrem com lombalgia crônica causada por Síndrome da Cirurgia Dorsal falhada.

 

Para a realização do estudo intitulado PROMISE, foram avaliados 218 pacientes de diferentes países, indivíduos estes selecionados por sofrerem de Síndrome da Cirurgia Dorsal falhada, e deveriam obrigatoriamente estar recebendo um tratamento médico eficaz para a lombalgia e consequente dor nas pernas. Para os procedimentos, escolheu-se aleatoriamente 110 indivíduos para serem submetidos à estimulação da medula espinhal, que consiste na colocação de eletrodos cirúrgicos ou percutâneos que façam o estímulo. Os outros 108 permaneceram apenas com o tratamento médico adequado.

 

Avaliaram-se os resultados no mês 1, 3, 6, 12 e 24 após a realização do procedimento e, a partir disso, observou-se através de relatos dos pacientes e utilização de escala numérica de dor que pacientes submetidos ao tratamento com estímulo da medula espinhal apresentaram melhoras em quesitos como qualidade de vida, função motora, diminuição da dor na coluna e nas pernas, comparado aos indivíduos que apenas receberam o tratamento médico adequado. Estes dados demonstram um possível avanço no cuidado da população que sofre com essa condição, uma vez que os tratamentos existentes para esses indivíduos são ainda limitados.

 

Referência Rigoard P, Basu S, Desai M, Taylor R, Annemans L, Tan Y, Johnson MJ, Van den Abeele C, North R, PROMISE Study Group. Multicolumn spinal cord stimulation for predominant back pain in failed back surgery syndrome patients: a multicenter randomized controlled trial. Pain. 2019; 160(6):1410-1420.

 

Alerta submetido em 08/06/2019 e aceito em 08/06/2019.

 


Leitura original e/ou complementar