DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Alterações do sono provocadas pela dor neuropática em pacientes com o vírus da imunodeficiência humana (AIDS)

Tales Henrique Andrade da Mota
 

O sono é um mecanismo fisiológico necessário para o homem, assim como a hidratação e a alimentação, sendo que sua ausência está relacionada com a depressão, ansiedade e uma série de distúrbios. Dentre os fatores que o influenciam está o fato de sentir dor, esta altera diretamente na qualidade do sono resultando muitas vezes em uma noite mal dormida a qual poderia ser resolvida com um tratamento específico.

 

Nos portadores de HIV são frequentes diversas manifestações neurológicas durante a vida, sendo uma dessas a dor neuropática. O motivo do seu surgimento nesses pacientes pode ser pela própria alteração somatossensorial que o vírus provoca nos neurônios ou as relações dos efeitos adversos dos fármacos que são utilizados no tratamento do vírus.

 

Não ficou evidente se os indivíduos do estudo já estavam com tratamento focado na dor e na sua intensidade, entretanto, foi demonstrado que alguns portadores do HIV já tiveram dor que influenciava na qualidade do sono. Isso, possivelmente, demonstra a realidade vivida na clínica, pois são poucos os lugares que realizam diagnostico focado na dor bem como sua influência no sono. Em razão ao exposto, os pacientes com sensações dolorosas que provocavam insônia buscaram formas de alcançar o descanso noturno.

 

A conclusão é que o paciente soro positivo com dor neuropática e baixa qualidade do sono recorre ao maior uso de fármacos para dormir. Quadro esse que poderia ser mudado com tratamento efetivo da própria dor.

 

Referência: Aguiar Glória Pinto Soares de, Dussán-Sarria Jairo Alberto, Souza Andressa de. Sleep alterations in patients with the human immunodeficiency virus and chronic pain. BrJP [Internet]. 2019 June [cited 2019 Nov 26] ; 2( 2 ): 123-131.

 

Alerta produzido no âmbito da disciplina "Seminários Avançados em Pesquisa em Ciências e Tecnologias em Saúde", do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia, UnB.

Alerta submetido em 08/10/2019 e aceito em 08/10/2019.