DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Publicações recomendadas

 

 

 

Nociceptores: as células que sentem dor

Tradução do livro de Alan Fein, feita para o DOL pelo médico Paulo Petrov e revisada pela Dra. Janetti Nogueira de Francischi, sob licença do autor. A presente tradução, em formato eletrônico e de livre acesso, apresenta uma investigação experimental sobre os receptores sensoriais especializados – os nociceptores – que transmitem as sensações de dor ao sistema nervoso central. Também foi adequada à nomenclatura oficial internacional.

 

 

"Dor: Princípios e Prática - Capítulo 19: Dor Inflamatória"

Referendado pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, apresentamos um capítulo do livro "Dor - Princípios e Prática"* (Editora ArtMed), que reúne profissionais renomados tanto do Brasil como do exterior e oferece ao leitor um amplo panorama da dor. Além da descrição dos diversos tipos de dor e das diferentes formas de tratá-los, são também contemplados, entre outros, os aspectos éticos, legais e psicossociais relativos ao tema. O capítulo "Dor Inflamatória" produzido pelo grupo de pesquisa do Prof. Dr. Sérgio Henrique Ferreira, traz o resultado de mais de 30 anos de pesquisa do Laboratório de Dor e Inflamação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

 

 

Cartilha de orientação dos medicamentos para dor

O Hospital Erasto Gaertner foi fundado por Erasto Gaertner e sua Liga Paranaense de Combate ao Câncer em 1952, com enfoque no tratamento e diagnóstico do câncer para pacientes que não possuíam condições financeiras para aderir ao tratamento.

Entretanto, atualmente, o hospital possui diversas vertentes em cuidados, em que se pode incluir o setor de Farmácia que criou a Cartilha de Orientação dos Medicamentos para a Dor. Na cartilha há informações de medicamentos acerca da dor e quadros para o usuário escrever as formas e horários em que ingere o remédio. Com o auxílio do presente informativo, o usuário e o profissional de saúde podem ter uma ferramenta a mais que auxilie e avalie as melhoras e possíveis alterações no plano farmacoterapêutico.

 

 

Cartilha sobre osteoartrite

A Osteoartrite é uma doença que afeta as juntas da maioria das pessoas acima de 50 anos de idade. Não faz muito tempo, no meio médico essa doença poderia ser chamada de artrose, osteoartrite ou osteoartrose. Atualmente, o nome técnico para essa doença, padronizado mundialmente, é Osteoartrite. Uma das razões disso é que a Osteoartrite não é uma doença causada apenas pelo envelhecimento.