DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Fatores genéticos afetam a necessidade de analgésicos após cirurgias de grande porte em mulheres

Victoria Rodrigues de Sousa dos Santos

 

Pesquisadores indianos descobrem relação entre fatores genéticos e o uso do analgésico opioide, fentanil, em mulheres que passaram por extensa cirurgia nas mamas. Os achados desse estudo indicam que a dor pós-operatória está relacionada a particularidades do sistema nervoso periférico, e o uso de fentanil em bomba de analgesia controlada pelo paciente dependerá da genética de cada mulher.

 

O estudo ocorreu entre 10 de junho de 2019 e 30 de setembro de 2021, e se baseou em amostra de 257 mulheres originárias do sul da Índia, entre 18 e 70 anos, submetidas à cirurgia de mama, sob anestesia geral. Foram realizados testes de dor ao frio e resposta pupilar pós administração do fentanil, a dor foi avaliada com escala numérica (0-10), com o objetivo de determinar se a prescrição do fentanil seria afetada pela genética dessas mulheres. Esses resultados são muito importantes, pois podem ajudar os médicos a personalizar as prescrições de fentanil no manejo da dor, durante o pós-operatório.

 

Os resultados obtidos passaram por 4 algoritmos diferentes e, por fim, por um software R, o qual demonstrou que a dor e analgesia, podem ser influenciados por vários fatores genéticos: pontuações de testes de dor ao frio mais altas foram associadas a maior consumo de fentanil pós-operatório de 24 horas, enquanto maior resposta pupilar pós administração do fentanil e histórico de hipertensão foram associados a menor necessidade de fentanil.

 

Referência: Kumar S, Kesavan R, Sistla SC, Penumadu P, Natarajan H, Chakradhara Rao US, Nair S, Vasuki V, Kundra P. Predictive models for fentanyl dose requirement and postoperative pain using clinical and genetic factors in patients undergoing major breast surgery. Pain. 2023 Jun 1;164(6):1332-1339. doi: 10.1097/j.pain.0000000000002821. Epub 2022 Nov 9. PMID: 36701226.

 

Alerta submetido em 30/06/2023 e aceito em 30/06/2023.