DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Eficácia do bloqueador de Nav 1.7 PF-05089771 na neuropatia diabética periférica dolorosa

Marília Pereira da Silva

 

O presente estudo tem por objetivo demonstrar se o perfil de eficácia e segurança apresentado pelo bloqueador seletivo de Nav 1.7, o PF-05089771, pode ser uma alternativa para o desenvolvimento do tratamento da dor na Neuropatia Diabética Dolorosa (NDD). Sabe-se que a NDD acomete cerca de 25% dos pacientes com Diabetes Mellitus, sendo associada, principalmente, a sensações de queimação, choque e agulhada. Além disto, esta é responsável por afetar a saúde e o bem-estar, devido ocasionar em distúrbios do sono, ansiedade e depressão.

 

Os sujeitos foram divididos em três grupos, sendo que o primeiro utilizaria o bloqueador de Nav 1.7; o segundo pregabalina, medicamento utilizado para tratamento da dor neuropática; e o último utilizaria placebo. Diante disto, observou-se que, quanto as sensações superficiais da NDD, os pacientes que utilizaram o bloqueador de Nav 1.7 apresentaram um maior alívio da dor, enquanto ao alívio da dor nas sensações profundas só apresentaram efeito com a pregabalina, ambos quanto comparado com o grupo placebo. Sendo que tal melhora foi observada semanalmente.

 

Desta forma, destaca-se que, devido o bloqueador de Nav 1.7 ter apresentado neste uma eficácia moderada, este pode ser uma saída para o tratamento da dor na NDD. Com isto, através de mais estudos, pode proporcionar uma maior eficácia analgésica nos axônios terminais periféricos.

 

Referência: McDonnell A, Collins S, Ali Z, Iavarone L, Surujbally R, Kirby S, Butt RP. Efficacy of the Nav1.7 blocker PF-05089771 in a randomised, placebo-controlled, double-blind clinical study in subjects with painful diabetic peripheral neuropathy. Pain. 2018; 159(8):1465-1476.

 

Alerta submetido em 20/08/2018 e aceito em 20/08/2018.

 


Leitura original e/ou complementar