DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

TAC para dor crônica realizada on-line é mediada pela flexibilidade psicológica

Nycole Filincowsky Ribeiro

 

Atualmente vários tipos de terapia são utilizados para o controle e tratamento da dor. Um dos achados mais recentes é a efetividade das terapias online para tal fim. Um estudo recente realizou um ensaio clínico no qual foi utilizada uma terapia cognitivo-comportamental chamada Terapia de Aceitação e Comprometimento (TAC) de forma online para averiguar sua efetividade no tratamento da dor crônica. Essa terapia se baseia na premissa de que o sujeito deve se conscientizar de seus sentimentos - bons ou ruins, a fim de que possa reagir a eles baseado em seus próprios valores e princípios. Os achados do estudo expuseram o sucesso da terapia, explicitando que há melhora dos sintomas dos pacientes submetidos a tal terapia.

 

A partir deste estudo, foi realizada uma nova pesquisa estudando a interferência da flexibilidade psicológica (FP) na TAC. A FP é a base teórica da TAC, uma vez que diz respeito sobre a possibilidade de não evitar sensações aversivas, podendo escolher o curso da ação que se aproximará mais de seu objetivo, que, no caso, é o controle da dor.

 

Neste estudo os autores identificaram que a FP está intimamente relacionada à TAC online e que essa terapia se apresenta bastante eficiente para o controle da dor crônica.

 

Referência: Lin J, Klatt LI, McCracken LM, Baumeister H. Psychological flexibility mediates the effect of an online-based acceptance and commitment therapy for chronic pain: an investigation of change processes. Pain. 2018; 159(4):663-672.

 

Este alerta foi elaborado na disciplina 395528 - Seminários Avançados em Pesquisa em Ciências e Tecnologias em Saúde do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde, Faculdade de Ceilândia - UnB.

 

Alerta submetido em 25/04/2018 e aceito em 25/04/2018.

 


Leitura original e/ou complementar