DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Dispositivo de estimulação elétrica reduz a dor e o consumo de analgésicos no pós-operatório de cesáreas

Anna Beatriz Oliveira Cruz

 

A aplicação pós-operatória de um dispositivo de estimulação elétrica de alta frequência após partos cesáreos resultou em grande redução no consumo de analgésicos potentes durante a internação e após alta hospitalar. Este ensaio clínico foi conduzido entre 2022 e 2023 em um centro médico acadêmico em Ohio, Estados Unidos, e destaca o potencial do dispositivo como parte de um protocolo analgésico multimodal, oferecendo alívio complementar da dor pós-operatória para puérperas.

 

O estudo envolveu 134 participantes distribuídos em dois grupos. O grupo experimental recebeu três aplicações de estimulação elétrica de alta frequência com duração de 12 minutos nas primeiras 20 a 30 horas pós-operatórias, abrangendo diferentes pontos da incisão cirúrgica. O grupo placebo utilizou dispositivos simulados de aparência idêntica, mas sem estimulação. Foram avaliados a ingestão total de medicamentos opioides até o momento da alta, e durante as visitas de acompanhamento foram coletadas informações sobre a intensidade da dor e prescrições adicionais de analgésicos. Os resultados mostraram que no grupo que recebeu a estimulação elétrica houve uma redução de 47% no consumo de analgésicos opioides durante a internação, e apenas 10% desses pacientes receberam prescrições de analgésicos na alta hospitalar em comparação com 25% das pacientes do grupo placebo.

 

O estudo indica que a aplicação local de estimulação elétrica de alta frequência é promissora na redução da dor e consumo de analgésicos no período pós-cesárea. No entanto, devido ao efeito placebo, a quantidade de analgésicos no grupo controle foi menor do que o esperado, destacando a importância de futuras pesquisas para validar e generalizar os resultados obtidos.

 

Referência: Grasch JL, Costantine MM, Mast DDD, et al. Noninvasive Bioelectronic Treatment of Postcesarean Pain: A Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2023;6(10):e2338188. Published 2023 Oct 2. doi:10.1001/jamanetworkopen.2023.38188

 

Alerta submetido em 02/12/2023 e aceito em 05/12/2023.