DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

O uso de opioides no pré-operatório pode aumentar a chance de uso prolongado após cirurgia?

Amanda Paula Mendonça da Costa

 

As cirurgias de coluna apresentam maior risco de uso prolongado de opioides no pré-operatório e pós-operatório, podendo acarretar problemas, como pior dor no sítio cirúrgico, maior tempo de internação e atraso no retorno às atividades diárias.

 

Esse estudo norte-americano utilizou dados do Programa de Monitoramento de Medicamentos Prescritos (PDMP) e registro estadual de alta hospitalar com objetivo de identificar a quantidade de cirurgias de artrodese e as prescrições de opioides, abordando as questões como a quantificação de pacientes que utilizaram opioides a curto/longo prazo no pré e pós-operatório, quantos sofreram alterações no padrão de uso e qual perfil prediz o uso prolongado no pós-operatório. Definindo o período perioperatório, o uso em curto prazo, uso prolongado e episódico, a análise incluiu também outros fatores para avaliar o risco de uso persistente no pós-cirúrgico.

 

Os resultados sugerem que o uso prolongado de opioides ou benzodiazepínicos no pré-operatório e maiores doses nos 30 dias de pós-cirurgia aumentam o risco de uso prolongado no pós-operatório. Estes achados apontam a necessidade de manejos diferentes para o controle da dor, uma vez que raramente a cirurgia de artrodese vai reduzir o uso destes medicamentos e que a sua exposição prévia é tão ou mais importante que o perfil do paciente. Estratégias não farmacológicas, uso de outros analgésicos, tratamento dos transtornos de humor podem ser eficazes para minimizar o uso de opioides e evitar os resultados adversos apontados.

 

Referências: Deyo, RA, Hallvik, SE, Hildebran, C, Marino, M, Okane, N, Carson, J, Otterloo, JV, Otterloo, Wright, DA.,. Millet LM, Wakeland, W. Use of prescription opioids before and after an operation for chronic pain (lumbar fusion surgery). Pain. 2018, 159(6), 1147-1154.

 

Alerta submetido em 02/07/2018 e aceito em 02/07/2018.

 


Leitura original e/ou complementar