DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Associação do tramadol com as causas de mortalidade em pacientes com osteoartrite

Alexandre Gomes de Macedo Maganin

 

O principal objetivo da terapia médica em pacientes com osteoartrite é o controle da dor, buscando evitar a toxicidade causada pelos medicamentos. A Academia Americana de Ortopedia recomenda o tramadol junto com anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs) como primeiras escolhas no tratamento da osteoartrite sintomática. Fazendo com que a prescrição de tramadol dobrasse de 5% para 10% de 2003 a 2009 nos Estados Unidos.

 

Devido a forte adesão ao uso de tramadol, o estudo realizado no Departamento de Ortopedia do Hospital de Xangai junto com a Escola de Medicina de Harvard examinou a associação da prescrição inicial de tramadol com a mortalidade de pacientes com osteoartrite comparada com de pacientes com prescrição inicial de analgésicos alternativos.

 

Foram considerados elegíveis os pacientes com 50 anos ou mais, diagnosticados com osteoartrite com base no Read (códigos de terminologia clínica padrão usado na clínica geral no Reino Unido) entre 2000 a 2015.

 

Foram conduzidos 5 estudos de avaliação e comparação de score, comparando todas as causas de mortalidade entre pacientes que receberam prescrição inicial de tramadol e pacientes que receberam prescrição inicial dos seguintes medicamentos: naproxeno ou diclofenaco (comumente prescritos AINEs não seletivos), celecoxibe ou etoricoxibe (inibidores da ciclooxigenase 2 [COX-2]) ou codeína (um opióide fraco comumente prescrito).

 

Após avaliação de 88.902 pacientes, Zeng e colaboradores demonstraram que a prescrição inicial de tramadol está associada ao aumento de mortalidade dos pacientes quando comparado com pacientes que tiveram AINEs descritos inicialmente para tratamento da dor causada por osteoartrite. Considerando que os participantes com prescrição inicial de tramadol tiveram maior carga de comorbidade do que aqueles com prescrição inicial de AINEs, o que estaria relacionado com a maior taxa de mortalidade.

 

Referência: Zeng C, Dubreuil M, LaRochelle MR, Lu N, Wei J, Choi HK, Lei G, Zhang Y. Association of Tramadol With All-Cause Mortality Among Patients With Osteoarthritis. JAMA. 2019; 321(10):969-982.

 

Alerta submetido em 20/03/2019 e aceito em 20/03/2019.

 


Leitura original e/ou complementar