DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

O uso de uma tecnologia leve voltada a conhecimentos sobre a dor crônica: mecanismo, crenças, atitudes e controle

Yuri Gustavo de Sousa Barbalho

 

No Brasil, a dor crônica atinge cerca de 40% da população, caracterizando assim um problema de saúde pública. A dor crônica é um estado de intenso desconforto associado a componentes multifatoriais. Condições sensoriais, emocionais, cognitivas e sociais têm influencia direta no controle dessa condição, gerando assim a necessidade de novas abordagens terapêuticas.

 

Um estudo, desenvolvido na Universidade Federal da Bahia construiu e validou uma ferramenta educativa no formato de cartilha. Essas ferramentas são estratégias de caráter multifatorial da dor, contudo é necessário validar tais ferramentas para o uso terapêutico. A cartilha “EducaDor” foi validada no Ambulatório de Dor do Hospital Universitário Professor Edgar Santos, por 6 profissionais, considerados especialistas na área, e 60 pacientes. A avaliação da cartilha foi realizada por um questionário que continham questões voltadas aos aspectos de ilustração, conteúdo, legibilidade impressão e avaliação geral. O nível de avaliação foi considerado de excelência pelos juízes, tornando assim a cartilha validada e aplicável como recurso terapêutico.

 

A busca por novas estratégias terapêuticas para o manejo da dor traz o paciente para o papel de destaque em seu tratamento. Tais tecnologias possuem a responsabilidade de levar informações objetivas e de fácil compreensão ao público. A cartilha “EducaDor” aborda a dor aguda e crônica para o paciente de forma a desmistificar crenças errôneas, caracterizando as diferenças e o processamento da dor. Para ter acesso a cartilha, clique aqui: http://www7.bahiana.edu.br//jspui/handle/bahiana/540

 

Referência: Vieira ASM, Castro KV, Canatti JR, Oliveira IAVF, Benevides SD, Sá KN. Validation of an educational booklet for people with chronic pain: EducaDor. BrJP 2019, 2(1):39-43.

 

Alerta produzido no âmbito da disciplina "Seminários Avançados em Pesquisa em Ciências e Tecnologias em Saúde", do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia, UnB. Alerta submetido em 03/12/2019 e aceito em 03/12/2019.