DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Dismenorreia entre universitárias e absenteísmo escolar

Emanuelle Lorraine Nolêto das Neves

 

A dismenorreia com intensidade de dor moderada a severa apresenta alta prevalência entre universitárias. Uma pesquisa brasileira realizada em 2022 com 78 estudantes do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Goiás revelou que mais de 80% relataram cólicas menstruais de intensidade moderada a intensa. O estudo teve como objetivo estimar essa prevalência e investigar sua relação com o absenteísmo escolar.

 

De caráter descritivo, o estudo utilizou um questionário estruturado com questões objetivas que abordavam dados sociodemográficos, características do ciclo menstrual, presença de dismenorreia e sintomas associados, uso de medicamentos para alívio da dor, absenteísmo escolar e conhecimento sobre a condição. Como achado secundário, observou-se que, apesar da intensidade da dor, o índice de ausência nas aulas foi baixo, possivelmente devido ao uso frequente de analgésicos.

 

A cólica menstrual é altamente prevalente entre estudantes universitárias, com intensidade variando principalmente entre moderada e severa. O estudo destaca a importância de reconhecer o impacto da dismenorreia na qualidade de vida e no desempenho acadêmico das mulheres em idade reprodutiva. No entanto, uma limitação importante é o tamanho reduzido da amostra, o que pode restringir a generalização dos resultados.

 

Referências: Arcaminho, AKF, Nascimento, LC, Dias JW. Prevalence of dysmenorrhea in university students and its relationship with school absenteeism. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação. 2023; 9:12555. Published 2023 Dez 13. doi.org/10.51891/rease.v9i11.12555