DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

O viés de interpretação da dor é mais forte entre os indivíduos com endometriose

Sara Oliveira Quadros

 

Em outubro de 2021, na Austrália 873 indivíduos com endometriose foram recrutados por meio de publicidade em um site sobre endometriose e 197 indivíduos do grupo controle foram recrutados com o objetivo de abordar a lacuna na literatura comparando vieses de interpretação entre uma amostra de participantes com endometriose e uma amostra de controle de participantes sem condições médicas e dor. Os resultados indicam que o viés de interpretação está associado à interferência da dor relacionada à endometriose.

 

O estudo foi concebido como um breve estudo observacional transversal, os participantes responderam a pesquisas on-line avaliando dados demográficos, vieses de interpretação e resultados relacionados à dor. As análises revelaram que o viés de interpretação foi significativamente mais forte entre os indivíduos com endometriose em relação aos controles, com um grande tamanho de efeito. Indivíduos com endometriose estão, em média, sentindo dor em quase metade dos dias por mês, o que apoia a noção de que a dor relacionada à endometriose se estende além das exacerbações do ciclo menstrual.

 

O viés de interpretação em pessoas com endometriose foi significativamente associado ao aumento da interferência relacionada à dor. O estudo não está isento de limitações pois ele foi o 1° a investigar o viés de interpretação na dor relacionada à endometriose. Uma exploração mais aprofundada das mudanças no viés de interpretação e da sua relação com os resultados da dor é necessária.

 

Referências: Pickup, B., Sharpe, L., & Todd, J. (2023). Interpretation bias in endometriosis-related pain. Pain, 164(10), 2352–2357. https://doi.org/10.1097/j.pain.0000000000002946

 

Alerta submetido em 01/12/2023 e aceito em 29/12/2023.