DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Eficácia e segurança do adesivo tópico de loxoprofeno

Aryanne Faustino Albernaz

 

Lesões pós-traumáticas ocorrem quando uma carga mecânica excede a força do tecido, o que leva ao processo inflamatório e consequentemente a dor. Para o manejo da dor inflamatória, anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) são amplamente utilizados. Apesar de ser o tratamento padrão, os AINES orais apresentam alto risco de efeitos adversos, ocasionados devido aos níveis sistêmicos necessários para sua eficácia. A partir disso, surgem alternativas para reduzir esses efeitos, como o uso tópico desses anti-inflamatórios. Sendo assim, o estudo foi realizado com o objetivo de demonstrar a eficácia e segurança do loxoprofeno sódico em forma de adesivo, aplicado no local da lesão. Para a realização do estudo foram aleatorizados 242 pacientes entre 18 e 65, de oito cidades brasileiras entre novembro 2015 a janeiro de 2017 com lesões pós-traumáticas recentes (entorse ou contusões), com pelo menos um sintoma de dor moderada a severa. Foram divididos em grupo experimental (LX-P: 123) grupo controle (LX-T: 119) e analisados níveis de dor, utilização de medicamentos em conjunto com o tratamento e efeitos adversos. Como tratamento receberam, respectivamente, uma dose de 100mg de loxoprofeno na forma tópica combinado com um comprimido placebo e doses de 60mg, três vezes ao dia combinado com o adesivo tópico de placebo no local da lesão. Para avaliar a mudança nos níveis de dor e sua severidade (sintomas clínicos) foi utilizada no sétimo e quarto dia, respectivamente, a escala analógica visual. Os resultados demonstraram uma redução na dor no sétimo dia de tratamento similar entre os grupos, assim como inflamação e limitações na mobilidade. A partir de uma análise estatística sensível, foi concluído que os medicamentos utilizados em conjunto com o loxoprofeno para aliviar os sintomas imediatamente não influenciaram o efeito do sétimo dia de tratamento. Avaliaram ainda os efeitos adversos, que se apresentoaramu baixos em ambos os grupos, dando destaque ao grupo experimental, com menos da metade dos efeitos do grupo controle. Dessa forma, os achados do estudo indicam que o loxeprofeno sódico na forma de adesivo é uma opção viável para o tratamento de lesões pós-traumáticas agudas, tanto pela eficácia similar aos de uso oral, quanto pelo menor número de efeitos adversos, assim como a praticidade de uso o que poderia aumentar a adesão ao tratamento.

 

Referência: Fujiki EN, Netto NA, Kraychete DC, Daher MT, Tardini R, Nakamoto A, Lopes DG. Efficacy and safety of loxoprofen sodium topical patch for the treatment of pain in patients with minor acute traumatic limb injuries in Brazil: a randomized, double-blind, noninferiority trial. Pain. 2019, 160(7):1606-1613.

 

Alerta submetido em 10/07/2019 e aceito em 11/07/2019.

 


Leitura original e/ou complementar