DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Formação dos acadêmicos de enfermagem e a avaliação da dor

Manoela Vieira Gomes da Costa

 

A dor é uma experiência subjetiva de complexa avaliação e gerenciamento. Por isso, faz-se necessário que o enfermeiro tenha conhecimento da fisiologia, avaliação, tratamento e repercussão no paciente. A dificuldade da equipe de enfermagem em avaliar a dor faz surgir a necessidade de avaliar os fatores relacionados, podendo ser um deles a limitação de conhecimento durante a formação.

 

Um estudo, desenvolvido em uma instituição privada de ensino superior de Aracaju/SE, analisou o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a avaliação da dor. Participaram do estudo 169 formandos. Como resultado, ficou comprovado que: conhecem alguma escala de avaliação de dor, mas maioria conhece apenas uma; utilizam artigos científicos para buscar conhecimento sobre métodos de avaliação da dor; a média de acertos de um questionário, para avaliação do conhecimento, foi de pouco mais da metade do total das questões; ter formação técnica ou trabalhar na área de enfermagem não interferiu no nível de conhecimento; por outro lado aqueles que afirmaram já ter utilizado alguma escala para avaliação da dor apresentaram diferenças significativas na média de acertos.

 

Os formandos de enfermagem podem ter dificuldades em escolher a escala mais adequada para cada idade, e boa parte dos futuros profissionais possuem deficiências no conhecimento básico da etapa fundamental para o manuseio da dor. O estudo sugere que a prática assistencial no contexto da graduação promove uma aquisição significativa de conhecimento, sendo essa uma importante ferramenta para contornar o déficit de conhecimento teórico que pode resultar em prejuízo assistencial.

 

Referência: Santos AF, Machado RR, Ribeiro CJN, Mendes NJM, Ribeiro MCO, Menezes MGV. Nursing students’ knowledge about pain assessment. BrJP. 2018; 1(4): 325-330.

 

Alerta produzido no âmbito da disciplina "Seminários Avançados em Pesquisa em Ciências e Tecnologias em Saúde", do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia, UnB.

Alerta submetido em 08/10/2019 e aceito em 08/10/2019.