DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Antagonista do canal TRPVA1 reduz a nocicepção e a inflamação em um modelo de queimadura induzida por radiação ultravioleta B em camundongos

Miriam das Dores Mendes Fonseca

 

Este estudo avaliou a participação periférica do TRPA1 no processo nociceptivo e inflamatório em camundongos submetidos ao modelo de queimadura induzida por radiação UVB e tratados com uma preparação tópica contendo HC030031 (um antagonista seletivo para TRPA1). Os camundongos foram anestesiados e apenas a pata traseira direita foi exposta à radiação UVB (0,75 J/cm2). Os tratamentos tópicos com diferentes formulações de géis foram realizados consecutivamente uma vez ao dia durante 8 dias. Os parâmetros nociceptivos e inflamatórios foram avaliados 24 horas após o tratamento tópico a cada dia. Os níveis de H2O2 (um agonista de TRPA1) no tecido da pata irradiada e o influxo de Ca2+ nos sinaptossomas da medula espinhal foram determinados para avaliar um possível mecanismo de ativação dos canais TRPA1 pela radiação UVB.

 

A radiação UVB aumentou os níveis de H2O2 e o influxo de Ca2+ nos sinaptossomas da medula espinhal de camundongos. O gel apresentou efeito terapêutico. O HC030031 0,05% reverteu a alodinia mecânica e a ao frio induzida por UVB irradiação e também reduziu o edema da pata e a atividade de MPO (mieloperoxidase). Esses achados confirmam a ativação do canal TRPA1 pela radiação UVB, sugerindo que os antagonistas tópicos do TRPA1 podem ser uma nova estratégia para o tratamento adjuvante da dor e inflamação associadas a queimaduras solares.

 

Referência: The transient receptor potential ankyrin 1 antagonism reduces the nociception and inflammation in an ultraviolet B radiation-induced burn model in mice. Fialho MFP, Brum ES, Pegoraro NS, Oliveira SM UFSM. 51st Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics, Brazil, Maceió, 24 a 27 de setembro de 2019.

 

Alerta submetido em 06/12/2019 e aceito em 06/12/2019.