DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

HUF-101, um análogo do canabidiol, previne a alodinia mecânica e térmica no modelo de dor neuropática periférica induzida por quimioterapia

Miriam das Dores Mendes Fonseca

 

Este trabalho investigou os efeitos antinocipetivos do HUF-101, um análogo sintético fluoretado do canabidiol (CBD), em um modelo de dor neuropática periférica induzida por quimioterápico e seus possíveis mecanismos de ação. Camundongos C57BL/6 foram tratados com HUF-101 ou veículo por 7 dias. Para induzir a neuropatia periférica induzida por quimioterapia (NPIQ), os animais foram tratados com paclitaxel (PCX; 8 mg/kg; i.p.) ou solução salina após o HUF. Para avaliar a alodinia mecânica e térmica induzida pelo PCX, os filamentos de Von Frey e o teste de acetona foram aplicados na superfície plantar direita da pata do animal.

 

O tratamento com PCX (8 mg/kg) induziu alodinia mecânica e térmica em todos os protocolos. Este efeito foi prevenido pelo tratamento com HUF (1, 3, 10 e 30 mg/kg) por 7 dias. No entanto, essas mesmas doses não foram eficazes para reverter a alodinia já instalada induzida pelo PCX. Os efeitos antinociceptivos do HUF foram bloqueados pelo pré-tratamento com o antagonista para PPARγ.

 

Além disso, o HUF diminuiu a expressão do RNAm de Iba1, Tnf e Il6 em gânglios da raiz dorsal induzida por PCX. Além disso, o HUF não interferiu no efeito antineoplásico do paclitaxel. Esses resultados mostram que o HUF evita a alodinia mecânica e térmica induzida pelo paclitaxel. Os efeitos antinociceptivos do HUF parecem ser mediados pela ativação dos receptores PPARγ e pela diminuição da expressão de marcadores inflamatórios nos gânglios da raiz dorsal induzida por PCX. Assim, este novo composto pode ser uma alternativa terapêutica para o tratamento da dor neuropática periférica induzida por quimioterápicos usados no tratamento do câncer.

 

Referência: HUF-101, a cannabidiol analog, prevents mechanical and thermal allodynia in a chemotherapy-induced peripheral neuropathic pain model. Silva N1, Gomes FI1, Lopes A1, Mechoulam R2, Gomes F1, Cunha TM1, Guimaraes FS1 1FMRP-USP, 2Hebrew University. 51st Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics, Brazil, Maceió, 24 a 27 de setembro de 2019.

 

Alerta submetido em 06/12/2019 e aceito em 06/12/2019.