DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

A educação da dor associada à hipnose clínica melhora a dor lombar crônica

Giovanna França Alves

 

A dor lombar é uma condição que afeta grande número de pessoas, contudo os tratamentos convencionais são na maioria das vezes marcados por um alto investimento financeiro que geram resultados insatisfatórios. Diante desse quadro, tratamentos alternativos, tais como a hipnose, vêm sendo procurados a fim de resolver este paradigma.

 

Neste estudo, um conjunto de cem voluntários foi dividido em dois grupos sendo que um recebeu a educação da dor (PE) para compreender os processos biológicos e patológicos do corpo e outro recebeu, além dessa terapia, sessões de hipnose clínica (PE + CH) por meio da indução ao foco em situações que gerem conforto e da conscientização de que o cérebro é capaz de gerar estímulos confortáveis, para tratar a dor lombar crônica inespecífica ao longo de duas semanas.

 

Após o período de intervenção, observou-se que o grupo PE + CH sofreu uma diminuição da intensidade e catastrofização da dor além de relatarem menor incapacidade para realização de suas atividades. Entretanto, em estudos anteriores a aplicação da hipnose sem tratamento adicional não obteve desfecho significativo, colaborando assim para a admissão de um método que combine o tratamento convencional com a hipnoterapia.

 

Desta forma, conclui-se que a hipnoterapia potencializa os efeitos da terapia convencional a curto e médio prazo, porém mais pesquisas são necessárias para averiguar qual combinação terapêutica é mais eficaz em meio a uma diversidade biopsicossocial que concebe tipos diferentes de dor.

 

Referência: Rizzo RRN, Medeiros FC, Pires LG, Pimenta RM, McAuley JH, Jensen MP, Costa LOP. Hypnosis Enhances the Effects of Pain Education in Patients with Chronic Non-Specific Low Back Pain: a Randomized Controlled Trial. J Pain. 2018. pii: S1526-5900(18)30124-X. doi: 10.1016/j.jpain.2018.03.013. [Epub ahead of print]

 

Alerta submetido em 10/05/2018 e aceito em 10/05/2018.

 


Leitura original e/ou complementar