DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Reações alheias ao testemunhar sensações dolorosas

Ana Luiza Martins Costa dos Santos
 

Estudo experimental realizado por pesquisadores da Faculdade de Psicologia, Universidade Normal de Tianjin, localizada na China, buscou analisar as reações individuais ao se visualizar pessoas em cenas de dor. Observando que as pessoas tendem a manifestar respostas rápidas e maior sensibilidade e sinais de evitação diante de expressões visuais de medo, em contraste a cenários e palavras de raiva, com tendências de aproximação.

 

Foram realizados três experimentos, a amostra eram estudantes da Universidade Normal de Tianjin, homens e mulheres, de forma remunerada e legalmente aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade. Foram apresentadas projeções visuais de imagens e palavras em cenários de dor e sem dor, e sentimentos de tristeza e medo, sendo eles: 1) Exposição a cenas com visualizações dolorosas ou não, verificando inclinações para aproximação ou distanciamento, 2) Apreciação emocional a experiências de dor, mas com a utilização e associação com palavras emocionais, e 3) Visualização de respostas de evitação ou aproximação a palavras de conotação emocional. De modo geral, analisando e testando a hipótese de empatia-altruísmo, que busca verificar se os participantes manifestariam rapidamente a cenários relacionados ao medo e respostas de raiva, em detrimento a palavras positivas e hipótese do valor de ameaça da dor, que prevê respostas contrárias.

 

Em conclusão, verificou-se que o estudo apresenta limitações ao não analisar as exposições apresentando e relacionando socialmente como seria o comportamento alheio, mas sim apenas o efeito comportamental em relação à dor física. De tal forma que se compreendeu que a observação da experimentação de dor alheia provoca sensações de medo e respostas de distanciamento.

 

Referência: Song J, Zhao Z, Jiao Z, Peng Y, Chu M. Subliminal perception of others' physical pain induces personal distress rather than empathic concern. BMC Psychol. 2023;11(1):276. Published 2023 Sep 15. doi:10.1186/s40359-023-01310-3

 

Alerta submetido em 27/09/2023 e aceito em 01/10/2023.