DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Impacto do uso prologado do celular em jovens adultos

Evelyn Sousa Nogueira de Abreu
 

Um estudo observacional transversal realizado na cidade de Santos, em São Paulo, demonstrou a relação entre o uso prolongado do celular com dores na coluna cervical e incapacidade nas habilidades das atividades diárias em jovens. O estudo ocorreu entre julho de 2019 e março de 2020 com estudantes universitários na faixa etária entre 18 e 20 anos. Os pesquisadores estudaram também sobre associação entre uso de celular e ausência em aulas ou não praticar esporte devido a dor na coluna, o estado nutricional, o ângulo do pescoço e o fato de pai ou mãe ter dor na coluna. Participaram do estudo 136 estudantes matriculados no primeiro ano dos cursos de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem. O critério de exclusão para o estudo foi estudantes universitários portadores de problemas na coluna previamente diagnosticados. A coleta dos dados foi realizada por meio da aplicação dos questionários Smartphone Addiction Inventory, Neck Disability Index, Young Spine Questionnaire e medidas antropométricas. A dependência do uso do celular apresentou relação com dores na região cervical e incapacidade nas habilidades das atividades diárias.

 

Referências: Benini, F.M., Guidi, J.F., Campagnolo, M.T., Ciaccia, M.C., Ciaccia, F.R., & Rullo, V.E. (2022). Há relação entre uso do celular com dor cervical e incapacidade nas habilidades das atividades diárias? Brazilian Journal Of Pain.

 

Alerta submetido em 03/12/2022 e aceito em 07/02/2023.