DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Tratamento adjuvante da enxaqueca crônica usando um dispositivo odontológico oral

Mariana Bastos de Souza
Max Denisson Mauricio Viana

 

Pesquisadores norte-americanos observaram que o uso de um dispositivo odontológico (NIT) que diminui a pressão da mordida reduz a enxaqueca crônica de indivíduos que apresentam apertamento mandibular noturno. O estudo piloto controlado por placebo, publicado em março de 2022, recrutou 25 pacientes com enxaqueca crônica refratária possivelmente influenciada pelo apertamento mandibular. Como a pressão exercida pelo ato da mordida frequente tensiona e desestabiliza a articulação temporomandibular contribuindo para o processo doloroso, o estudo investigou se o uso de um dispositivo que reduz essa pressão atenuaria a enxaqueca.

 

Os participantes foram encaminhados para uma clínica odontológica e posteriormente randomizados entre aqueles que usaram o dispositivo NIT ou placebo (controle) durante 30 dias. Para avaliação da dor foi empregado o questionário HIT-6 (antes e após o uso das talas). Os indivíduos iniciaram o estudo no nível 4 de dor (impacto grave, dor incapacitante); 68% dos participantes que usaram o dispositivo NIT apresentaram melhora de pelo menos um parâmetro da escala em comparação com 12% que usaram o placebo. Pouco mais de 36% dos que utilizaram o dispositivo relataram melhora de pelo menos dois parâmetros da mesma escala, enquanto com o uso do placebo não houve relato.

 

O uso do dispositivo NIT nos pacientes com enxaqueca crônica, derivada do apertamento noturno da mandíbula, configura-se como um potencial tratamento adjuvante para redução da dor.

 

Referência: Blumenfeld AM, Boyd JP. Adjunctive treatment of chronic migraine using an oral dental device: overview and results of a randomized placebo-controlled crossover study. BMC Neurol. 2022;22(1):72. Published 2022 Mar 4. doi:10.1186/s12883-022-02591-8

 

Alerta submetido em 02/05/2022 e aceito em 10/05/2022.