DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Educação em dor em diferentes culturas

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento

 

A Educação em Neurociência da Dor (PNE) é uma abordagem eficaz para a dor crônica, onde o objetivo do ensino passa por entender a história e o desenvolvimento da PNE como um conceito terapêutico, desenvolvendo maior compreensão da PNE, o que é e como é usado na prática clínica, de modo a conseguir uma maior conscientização da base de evidências disponível e a aplicabilidade dos resultados à prática clínica. No entretando, estas evidências são muitas vezes provenientes de populações caucasianas, de maneira que sutilezas culturais e de gênero podem ser importantes devido a variações culturais das crenças e entendimento da dor. Um trabalho recente realizou uma técnica de entrevistas estruturadas com especialistas e pacientes e muito utilizada para gestão estratégica, chamada método Delphi, para desenvolver um modelo de PNE para a população turca. Este material esta sendo agora avaliado para verificar sua eficiência como material educacional para pacientes turcos na prática clínica.

 

Referência: Orhan C, Cagnie B, Favoreel A, Van Looveren E, Akel U, Mukhtar NB, De Meulemeester K, Pas R, Lenoir D, Meeus M. Development of culturally sensitive Pain Neuroscience Education for first-generation Turkish patients with chronic pain: A modified Delphi study. Musculoskelet Sci Pract. 2019; 39:1-9.

 

Alerta submetido em 20/03/2019 e aceito em 20/03/2019.

 


Leitura original e/ou complementar