DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Sensação de dor em humanos com osteoartrite em joelho é agravada pela diabetes mellitus

Giovanna O. de Brito

 

A osteoartrite (OA) no joelho é um tipo de inflamação de articulação associada a uma degeneração dos tecidos flexíveis, o que gera muita dor em pacientes com essa patologia. O objetivo do estudo foi explorar a possível influência da diabetes mellitus (DM) na intensificação da dor e identificar os possíveis fatores relacionados.

 

O estudo contou com uma amostra de 70 pessoas, onde todas elas apresentavam OA em estágio final e todas fizeram a artroplastia total de joelho, onde o líquido sinovial foi coletado para análise e a integridade das cartilagens foi avaliada, assim como o nível de inflamação tecidual das mesmas. Da amostra total, 23 pacientes apresentavam o diagnóstico de diabetes mellitus e 47 não apresentavam.

 

Os dados obtidos a partir da análise do fluido sinovial e das cartilagens revelaram que pacientes com DM apresentam maior concentração de interleucina-6 no fluido sinovial e índices mais graves de inflamação na membrana sinovial, que contribuem para a maior intensidade da dor. O estudo sugere que o controle rigoroso da DM e o tratamento da sinovite seriam efetivos para a redução da dor e aumento da qualidade de vida de pacientes com DM e OA.

 

Referência: Eitner, A; Pester, J; Vogel, F; Marintschev, I; Lehmann, T; Hofmann, GO; Schaible, HG. Pain sensation in human osteoarthict knee joints is strongly enhanced by diabetes mellitus. Pain. 2017, 158(9):1743-1753.

 

Alerta submetido em 10/10/2017 e aceito em 10/10/2017.

 


Leitura original e/ou complementar