DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Os transtornos psiquiátricos como comorbidades da dor crônica

Maria Clara Alexandroni Cordova de Sousa

 

Um grupo de universitários do Centro Universitário Alfredo Nasser, em Goiás, no Brasil, conduziu uma revisão sistemática sobre o impacto da dor crônica na saúde mental, em 2023. O resultado mais importante da pesquisa foi que existe uma forte relação entre dor crônica e transtornos psiquiátricos como ansiedade e depressão, bem como diminuição da qualidade de vida, aumento dos custos com saúde e das tentativas de suicídio.

 

O estudo foi motivado pela prevalência de aproximadamente 45% de dor crônica na população brasileira, e os pacientes quase sempre relatam sofrer de algum transtorno psiquiátrico. Foram selecionados 23 estudos para a revisão, contendo as palavras-chave: “Dor crônica”, “Depressão” e “Ansiedade”, em que todos corroboraram com o principal achado do estudo.

 

Essa pesquisa é relevante para os tratamentos terapêuticos da dor e dos transtornos psiquiátricos, visto que as duas condições estão intimamente relacionadas, e é necessário aprofundar nessa temática para alcançarem um melhor resultado dos tratamentos e aprimorarem a qualidade de vida dos pacientes.

 

Referências:de Paiva, AR, BM Ribeiro, LJV Marra, PS Borges e SRA Barbosa. O Impacto Da Dor Crônica Na Saúde Mental. Revista Brasileira de Revisão de Saúde, vol. 6, março de 2023

 

Alerta submetido em 07/07/2023 e aceito em 21/07/2023.