DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Relação entre a atividade física e dor crônica em adultos e idosos

Bárbara Carvalho Oliveira

Mariana Santos de Miranda

Yuri Lacerda Diniz

 

Um estudo qualitativo descritivo realizado em Florianópolis, Santa Catarina, analisou as barreiras e facilitadores para adesão à prática de exercícios físicos por pessoas com dor crônica na Atenção Primária à Saúde. Os pesquisadores entrevistaram 16 participantes que estavam em acompanhamento nos grupos destinados ao manejo da dor crônica. Ademais, identificou-se a importância de conhecer tais parâmetros para desenvolver estratégias que promovam o engajamento destas pessoas em programas de exercícios físicos para o controle da dor.

 

O estudo verificou que a adesão à prática de exercícios por pessoas com dor crônica está diretamente relacionada à percepção dos resultados positivos obtidos com uma prática regular de exercícios, ao acompanhamento profissional, ao prazer na atividade física e ao grupo de exercício como apoio social. Em contrapartida, as principais barreiras percebidas foram a exacerbação da dor, o medo de lesão e a condição financeira. Não obstante, observou-se que o ambiente físico e as demandas diárias podem ser favoráveis ou não à realização de atividades físicas.

 

Os resultados ressaltam que os desafios enfrentados na adesão regular aos exercícios devem ser minimizados, por meio da promoção de estratégias educativas e emocionais para superar barreiras relacionadas ao medo da dor. Reconhecer benefícios, encontrar prazer e ter apoio profissional são fundamentais para manter a rotina de exercícios. A participação em atividades em grupo é benéfica para aqueles que valorizam o apoio social. O impacto do ambiente físico e das rotinas diárias exige uma análise do contexto individual.

 

Referência: Borges P de A, Koerich MHA da L, Wengerkievicz KC, Knabben RJ. Barreiras e facilitadores para adesão à prática de exercícios por pessoas com dor crônica na Atenção Primária à Saúde: estudo qualitativo. Physis. 2023;33:e33019. doi:10.1590/S0103-7331202333019

 

Alerta submetido em 27/01/2024 e aceito em 06/02/2024.