DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Nova terapia para a fibromialgia

Dênis Augusto Sant'Anna dos Reis

 

A fibromialgia é uma doença crônica invisível, difusa e os pacientes não apresentam lesão, inflamação ou degeneração dos tecidos, atingindo de 3% a 10% da população mundial, tendo maior ocorrência em mulheres.

 

O artigo denominado Could Hands be a New Treatment to Fibromyalgia? A Pilot Study e publicado no Journal of Novel Physiotherapies demonstrou que o uso de um novo equipamento, que permite a emissão conjugada de laser de baixa intensidade e ultrassom terapêutico, tem reduzido consideravelmente a dor de pacientes com fibromialgia.

 

Nesse estudo foi demonstrado que a aplicação nas palmas das mãos, e não nos pontos de dor espalhados pelo corpo, apresentou maior ação analgésica e anti-inflamatória, contrapondo-se ao tipo de atendimento feito hoje em dia, muito focado nos pontos de dor.

 

A ideia de testar os efeitos do novo equipamento em aplicações na região das mãos e não nos pontos de dor, surgiu a partir da revisão de literatura científica, cf. esclarece Juliana da Silva Amaral Bruno, fisioterapeuta e primeira autora do estudo: “Estudos anteriores indicaram que pacientes com fibromialgia apresentam quantidade maior de neurorreceptores próximos aos vasos sanguíneos das mãos. Alguns pacientes chegam a ter até pontos vermelhos nessa região. Por isso, mudamos o foco e testamos a atuação direta nessas células sensoriais das mãos e não só nos chamados pontos de gatilho de dor, como o músculo trapézio, região normalmente de muita dor para pacientes fibromiálgicos”.

 

Assim, de acordo com o estudo, a regularização do fluxo sanguíneo tanto periférico como cerebral a partir das áreas sensíveis das mãos promove, ao longo das sessões, a normalização do limiar de dor do paciente, levando-se ao alívio da dor e a melhora significativa na qualidade de vida.

 

Bruno JSA, Franco DM, Ciol H, Zanchin AL, Bagnato VS, et al. (2018) Could Hands be a New Treatment to Fibromyalgia? A Pilot Study. J Nov Physiother 8: 393.

 

Alerta submetido em 20/11/2008 e aceito em 20/11/2018.

 


Leitura original e/ou complementar