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Dor, o que preciso saber?
Isabela Ribeiro de Azevedo
Pacientes com dor aguda necessitam de informações claras sobre a intensidade e duração da dor, bem como sobre o uso de medicamentos e seus efeitos adversos. Essa foi a principal descoberta de uma revisão sistemática realizada por pesquisadores do Canadá. A pesquisa revelou barreiras significativas no manejo dessa condição, destacando a importância de intervenções educacionais para o manejo da dor. Os achados reforçam a necessidade de uma abordagem educacional centrada no paciente, alinhada às preferências individuais e à comunicação eficaz com profissionais de saúde. Contudo, há limitações na pesquisa.
A revisão sistemática analisou 69.165 estudos iniciais. Os pesquisadores aplicaram rigorosos critérios de inclusão, resultando em 32 estudos que atenderam aos requisitos da revisão. A metodologia envolveu a análise de dados quantitativos e qualitativos para identificar temas e subtemas relacionados às necessidades educacionais. Dois revisores independentes conduziram a codificação e agruparam os dados, garantindo consistência da revisão. Um terceiro revisor foi acionado para resolver discordâncias. Os estudos selecionados foram majoritariamente conduzidos entre 2010 e 2023, em populações da Europa, Canadá e Estados Unidos.
Estudos futuros devem validar os resultados em populações diversas para ampliar a aplicação das intervenções e promover um cuidado mais abrangente.
Referências: Bérubé M, Verret M, Bourque L, Côté C, Guénette L, Richard-Denis A, Ouellet S, Singer LN, Gauthier L, Gagnon MP, Gagnon MA, Martorella G. Educational needs and preferences of adult patients with acute pain: a mixed-methods systematic review. Pain. 2024 Dec 1;165(12):e162-e183. doi: 10.1097/j.pain.0000000000003288. Epub 2024 Jun 18. PMID: 38888742; PMCID: PMC11562761. |