DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

A dor intensa influencia o processamento cortical de estímulos visuais projetados sobre a pele sensibilizada

Danylo Santos Silva Vilaça *

 

Pesquisadores da Bélgica demonstraram em estudo recente que os mecanismos de sensibilização central vão bem além do sistema nociceptivo. A sensibilização é uma forma de aprendizado implícito produzido pela exposição a um estímulo nocivo. A sensibilização após lesão aumenta a responsividade de nociceptores e aumenta a transmissão sináptica do estímulo nociceptivo ao sistema nervoso central.

 

No estudo em questão, os pesquisadores contaram com a colaboração de 26 estudantes que participaram dos experimentos. Fizeram estimulação elétrica de alta frequência no antebraço dos estudantes e depois avaliaram a hiperalgesia mecânica e responsividade a um estímulo visual projetado no mesmo antebraço. Observaram que a hiperalgesia e o aumento na responsividade a estímulo visual ocorriam em tempos distintos. Ainda, a resposta ao estímulo visual no antebraço sensibilizado resultava em aumento das respostas cerebrais. Um dos mecanismos de indução da sensibilização e intensa ativação de nociceptores aparenta afetar de forma seletiva as respostas aos estímulos entregues à parte do corpo sensibilizada e poderia ser esclarecido por um melhoramento específico da comunicação dos neurônios nociceptivos medulares. Em outras palavras, a sensibilização relacionada com alterações no sistema nervoso central não estão restritas às vias nociceptivas, podendo afetar igualmente outras modalidades sensoriais, principalmente se a modalidade transmite informações relevantes para a parte do corpo sensibilizada.

 

Referência: Torta DM, Van Den Broeke EN, Filbrich L, Jacob B, Lambert J, Mouraux A. Intense pain influences the cortical processing of visual stimuli projected onto the sensitized skin. Pain. 2017; 158(4):691-697.

 

* Possui Bacharelado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (2011-2016). Aluno da disciplina "Redação e publicação de trabalhos científicos 1" do Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia - UnB.

 

Alerta submetido em 13/04/2017 e aceito em 18/04/2017.


Leitura original e/ou complementar