DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Nicotina e tabaco podem reduzir a dor aguda em seres humanos?

Albênica Paulino dos Santos *

Mani Indiana Funez

 

Neste trabalho realizou-se uma meta-análise utilizando trabalhos publicados em bases de dados on-line, PubMed e PsycINFO. Seu objetivo foi quantificar os efeitos da administração de nicotina / tabaco no limiar e tolerância à dor através de avaliações experimentais em humanos. Os autores buscam saber se os efeitos da analgesia aguda da nicotina são capazes de superar os efeitos deletérios de fumar tabaco ao ponto de poder ser utilizado como recurso para alívio da dor.

 

Segundo os autores, este foi o primeiro estudo realizado neste formato sobre o tema e constataram que a nicotina administrada através de fumo do tabaco e outros sistemas de distribuição como adesivo, por exemplo, produziu efeitos analgésicos agudos que podem ser caracterizados como de pequena e média magnitude. Ressaltam a dificuldade em comparar os trabalhos diante da grande diversidade de metodologias utilizadas e a importância de se realizar mais pesquisas sobre o tema.

 

Referência: Ditre JW1, Heckman BW, Zale EL, Kosiba JD, Maisto SA. Acute analgesic effects of nicotine and tobacco in humans: a meta-analysis. Pain. 2016; 157(7):1373-81.

 

* Graduada em Fisioterapia pela Universidade Paulista, especialização em Fisioterapia Aplicada a Saúde da Mulher e em Docência do Ensino Superior e Profissionalizante. Material gerado a partir da disciplina "Mecanismos do Processo Saúde-Doença" do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da UnB - Faculdade de Ceilândia.

 

Alerta submetido em 16/07/2017 e aceito em 16/07/2017.

 


Leitura original e/ou complementar