DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Condições de saúde mental e tratamentos com opioides analgésicos

Giovanna OIiveira de Brito

 

Os opioides são medicamentos muito prescritos para analgesia de dores de diversas naturezas. Por ser um grupo de fármacos muito importante, existe a necessidade de investigar as consequências, bem como entender quais tipos de populações são mais vulneráveis ao seu uso e as possíveis razões. Este estudo trouxe consigo uma discussão acerca do uso de opioides por adolescentes com alguma condição de saúde mental, sendo este o grupo suscetível ao início do tratamento à longo prazo com esses fármacos.

 

O trabalho recolheu as amostras de um banco de dados de um seguro de saúde (Marketscan) e analisou um número de 1.000.453 inscrições de adolescentes entre 14 e 18 anos. Os adolescentes incluídos no estudo possuíam algum tipo de transtorno de saúde mental e fizeram tratamento com analgésicos opioides em algum momento. Desta amostra, eles retiraram 40% representativos do total e compararam com adolescentes que tinham as mesmas condições, porém não faziam o uso de opioides, identificando assim os transtornos que seriam mais suscetíveis ao tratamento de dor com esses fármacos, por meio de análises estatísticas.

 

As análises concluíram que o grupo de adolescentes com alguma condição de saúde mental é mais vulnerável a progredir de um tratamento de curto prazo com opioide, para um tratamento de longo prazo. Um dos transtornos que aparecem com os resultados significativamente maiores para essa conclusão é o transtorno do sono, tratado com hipnóticos não benzodiazepínicos. Com estes resultados percebe-se a importância de mais estudos para entender melhor o papel do tratamento com analgésicos opioides à longo prazo em grupos com determinadas condições de saúde mental.

 

Referência: Quinn PD, Hur K, Chang Z, Scott EL, Krebs EE, Bair MJ, Rickert ME, Gibbons RD, Kroenke K, D’Onofrio BM. Association of Mental Health Conditions and Treatments With Long-term Opioid Analgesic Receipt Among Adolescents. JAMA Pediatrics, Março 12, 2018.

 

Alerta submetido em 16/03/2018 e aceito em 16/03/2018.

 


Leitura original e/ou complementar