DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Estados da dor aguda e crônica considerando o seu impacto

Ana Falkenberg Marques, Luísa Araújo Fonseca e Luísa John Schoffen

 

O estudo busca caracterizar a dor por meio de dois diferentes aspectos, a duração (aguda ou crônica) e a intensidade (alto e baixo impacto). Essa nova análise, por sua vez, propõe cinco diferentes estados de dor e dez possíveis transições. Foi sistematizada pelo programa de pesquisa do Reino Unido, fundado pela Advanced Pain Discovery Platform, em outubro de 2023. A redefinição do conceito de dor pode permitir uma compreensão considerando o aspecto biopsicossocial.

 

A simples dicotomia aguda-crônica da dor é vista como limitante, visto que existem divergências acerca da aplicação do conceito e da progressão da dor entre profissionais e pesquisadores da área da saúde. Este estudo teórico revisou as bases de dados ALSPAC, ELSA, BIOBANK, HWW, e HEAF, permitindo a associação entre duração e impacto da dor e a avaliação em novas categorias. Esta experiência sensorial-emocional é reconhecida como um processo dinâmico e contínuo. Nenhuma tecnologia ou método de medição específico foram prescritos para determinar as dimensões da dor.

 

O estudo expõe novos referenciais e busca a compreensão da dor por completo. Dessa maneira, esta estruturação com foco no indivíduo apresenta o potencial de direcionar a seleção de intervenções na tentativa de evitar limitações da dor.

 

Referência: Eccleston C, Begley E, Birkinshaw H, et al. The establishment, maintenance, and adaptation of high- and low-impact chronic pain: a framework for biopsychosocial pain research. Pain. 2023;164(10):2143-2147. doi:10.1097/j.pain.0000000000002951

 

Alerta submetido em 25/09/2023 e aceito em 31/10/2023.