DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Testes genéticos auxiliam na escolha de opioides para tratamento de dor crônica

Anna Beatriz Oliveira Cruz

 

Entre os anos de 2021 e 2023, pesquisadores da unidade de dor do Hospital Universitário Geral Dr. Balmis, na Espanha, conduziram um estudo clínico que demonstrou os benefícios do tratamento com opioides orientado por testes genéticos.

 

A Farmacogenética é a área que estuda como as variações nos genes de cada indivíduo influenciam na metabolização e ação dos fármacos. Dessa forma, testes genéticos podem contribuir para a individualização de tratamentos com medicamentos, melhorando o perfil terapêutico. Na busca por abordagens mais seguras no tratamento de dores crônicas, o estudo avaliou se testes genéticos podem melhorar o perfil terapêutico dos opioides.

 

O estudo clínico foi conduzido com 60 adultos com dor crônica não oncológica de moderada a grave, necessitando de tratamento analgésico com opioides. Amostras de saliva foram utilizadas para a realização dos testes genéticos que avaliaram três genes que afetam a resposta aos opioides. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu o tratamento opioide convencional e outro grupo o tratamento opioide orientado pelas variações genéticas individuais. As avaliações incluíram entrevistas com escalas e questionários de avaliação de dor, saúde física e mental dos participantes. A terapia orientada pelo teste genético reduziu a intensidade da dor e os eventos adversos, além de aumentar a qualidade de vida dos pacientes com dor crônica.

 

O estudo aponta que testes farmacogenéticos fornecem informações relevantes para a prática clínica mais segura e eficaz com opioides, sobretudo na definição de doses. Embora os resultados sejam promissores, outras pesquisas e avaliação de custo-utilidade são necessárias para a implementação generalizada dessa abordagem na rotina clínica.

 

Referência: Agulló L, Aguado I, Muriel J, et al. Pharmacogenetic Guided Opioid Therapy Improves Chronic Pain Outcomes and Comorbid Mental Health: A Randomized, Double-Blind, Controlled Study. Int J Mol Sci. 2023;24(13):10754. Published 2023 Jun 28. doi:10.3390/ijms241310754

 

Alerta submetido em 29/08/2023 e aceito em 29/08/2023.