DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

A deleção do canal mitocondrial MCU previne o desenvolvimento da neuropatia diabética dolorosa

Isabela Godoy Simões

 

Um estudo conduzido nos Estados Unidos buscou relacionar as alterações mitocondriais envolvidas com o canal uniporte mitocondrial (MCU), uma importante estrutura que permite a entrada de cálcio no interior da mitocôndria, e o desenvolvimento da Neuropatia Diabética Dolorosa.

 

O estudo de 2021, realizado com camundongos submetidos a uma dieta rica em gorduras e calorias e que representam um quadro diabético, relaciona a doença com uma disfunção quantitativa de cálcio na matriz mitocondrial, o que aumenta a excitabilidade neuronal e assim leva à degeneração de axônios e alterações mitocondriais, o que piora consideravelmente o quadro de camundongos diabéticos.

 

Foi observado que ao deletar nos camundongos o principal canal envolvido com a entrada de Ca++ nas células neuronais, o MCU, por meio de técnicas de deleção em biologia molecular, diminui-se consideravelmente os quadros de fissão e fragmentação mitocondrial, previne-se a alodinia mecânica e evita-se que os neurônios nociceptivos se degenerem. Trata-se de uma possibilidade terapêutica para esses pacientes que pode contribuir com o prognóstico e levar a desfechos positivos.

 

Referência: George DS, Hackelberg S, Jayaraj ND, Ren D, Edassery SL, Rathwell CA, Miller RE, Malfait AM, Savas JN, Miller RJ, Menichella DM. Mitochondrial calcium uniporter deletion prevents painful diabetic neuropathy by restoring mitochondrial morphology and dynamics. Pain. 2022 Mar 1;163(3):560-578. doi: 10.1097/j.pain.0000000000002391. PMID: 34232927; PMCID: PMC8720329.

 

Alerta submetido em 07/03/2022 e aceito em 04/04/2022.