DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

A estimulação magnética com bobina H reduz a dor, ansiedade e depressão em pacientes com dor neuropática

Ana Carolina Teixeira de Araújo Prazeres

 

Um estudo clínico realizado na Noruega em 2022 demonstrou, pela primeira vez, que a estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) com bobina H reduz a dor, ansiedade e depressão em pacientes com dor neuropática. A estimulação magnética transcraniana é uma técnica não invasiva que usa campos magnéticos para estimular ou inibir áreas específicas do encéfalo, produzindo efeitos terapêuticos. Essa técnica é usada no tratamento da dor crônica, entretanto, o melhor protocolo de estimulação ainda não está estabelecido. Nesse estudo, os pesquisadores investigaram os efeitos de uma bobina não convencional, denominada tipo H, que possui alcance mais amplo e profundo no cérebro.

 

O estudo foi realizado em 17 pacientes com dor neuropática crônica divididos em dois grupos. O grupo ativo recebeu a EMTr com a bobina H no couro cabeludo (100 pulsos magnéticos a 10 Hz) e o placebo recebeu o tratamento simulado (aplicação do equipamento com produção de campo elétrico insignificante). Após pausa de 9 semanas, os participantes trocaram de grupo e o procedimento se repetiu. As avaliações incluíram questionários e escalas que avaliaram intensidade e sintomas da dor, sintomas de ansiedade e depressão, que foram aplicados antes e até 3 semanas após o fim das sessões de EMTr. Duas semanas após o tratamento, houve melhora em todos os parâmetros de dor neuropática nos indivíduos que receberam a EMTr ativa. Além disso, houve redução importante nos sintomas relacionados à ansiedade e depressão neste grupo.

 

A EMTr com bobina H reduz a intensidade da dor neuropática, ansiedade e depressão. Apesar do grupo amostral pequeno, o estudo indicou que a EMTr com bobina H pode ser uma aliada no controle da dor neuropática.

 

Referência: Farnes N, Stubhaug A, Hansson P, Vambheim SM. H-Coil Repetitive Transcranial Magnetic Stimulation Relieves Pain and Symptoms of Anxiety and Depression in Patients With Chronic Peripheral Neuropathic Pain: A Randomized Sham-Controlled Crossover Study. Neuromodulation. 2024;27(8):1372-1382. doi:10.1016/j.neurom.2024.09.002