DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

O uso de aloenxerto de suspensão amniótica humana reduz a dor da osteoartrite do joelho

Ana Flávia Souto Figueiredo Nepomuceno

 

Um estudo clínico prospectivo não randomizado piloto, publicado em 2022 por pesquisadores italianos, apontou que aloenxerto (transplante feito entre indivíduos de uma mesma espécie) de suspensão amniótica humana contendo células-tronco mesenquimais melhora a dor e a função na osteoartrite do joelho. Esse achado é importante porque há poucos tratamentos eficazes para a osteoartrite e nenhum deles previne a progressão da doença. Além disso, as terapias biológicas para o manejo da osteoartrite têm se tornando populares, dentre as quais a terapia com células-tronco mesenquimais têm fornecido resultados promissores.

 

O estudo foi feito em pacientes com osteoartrite que foram submetidos previamente a tratamentos conservadores (anti-inflamatório, fisioterapia, corticoide intra-articular, visco-suplementação e plasma rico em plaquetas) sem melhora clínica. Os participantes desse estudo receberam aloenxerto de suspensão amniótica humana por meio de uma injeção intra-articular. Os pacientes foram acompanhados clinicamente em um período de um ano após o procedimento, e apresentaram redução da intensidade da dor e melhora na função. Não foram observados eventos adversos ou complicações graves.

 

Os resultados revelaram que a utilização desse aloenxerto é segura e eficaz para o tratamento da dor e melhora a função do joelho na osteoartrite. Entretanto, devido ao seu potencial para provocar reações imunológicas, são necessários mais estudos para validar essa nova estratégia para pacientes com essa condição.

 

Referência: Natali, S., Farinelli, L., Screpis, D., Trojan, D., Montagner, G., Favaretto, F., & Zorzi, C. (2022). Human Amniotic Suspension Allograft Improves Pain and Function in Knee Osteoarthritis: A Prospective Not Randomized Clinical Pilot Study. Journal of Clinical Medicine, 11(12), 3295. https://doi.org/10.3390/jcm11123295

 

Alerta submetido em 04/07/2022 e aceito em 04/07/2022.