DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Estudo revela ação periférica do principal metabólito do paracetamol

Anna Beatriz Oliveira Cruz

 

Cientistas de Israel mostraram que o AM404, um metabólito do paracetamol, reduz a dor ao inibir diretamente canais de sódio nas terminações nervosas periféricas. Até então, acreditava-se que a ação analgésica do paracetamol decorria apenas de ação no sistema nervoso central. A descoberta foi feita por pesquisadores que investigaram como o AM404 atua sobre nociceptores associados aos gânglios da raiz dorsal e trigeminal, usando modelos animais e celulares. O estudo, publicado em 2025, ajuda a explicar por que o paracetamol alivia a dor de forma diferente de outros analgésicos.

 

No estudo, foram usadas técnicas de eletrofisiologia, testes comportamentais em animais e análises moleculares. A aplicação periférica do AM404 reduziu a dor inflamatória nos animais, e inibiu especificamente os canais de sódio NaV1.7 e NaV1.8, fundamentais para a transmissão do sinal doloroso. O estudo também comprovou que esse metabólito é produzido localmente nos nervos periféricos, após a administração do paracetamol.

 

O estudo revelou que o metabólito do paracetamol AM404 induz analgesia e age no sistema nervoso periférico inibindo canais de sódio envolvidos na geração da dor. Esse novo mecanismo amplia o entendimento sobre como o paracetamol funciona.

 

Referência: Maatuf Y, Kushnir Y, Nemirovski A, et al. The analgesic paracetamol metabolite AM404 acts peripherally to directly inhibit sodium channels. Proc Natl Acad Sci U S A. 2025;122(23):e2413811122. doi:10.1073/pnas.2413811122.