DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Associação entre o consumo de álcool e processos dolorosos

Ana Luiza Martins Costa dos Santos

 

Estudo desenvolvido pela Universidade de Washington, aprovado pelo Comitê de Cuidados e Uso de Animais, seguindo as Diretrizes do Instituto Nacional de Saúde para o Cuidado e Uso de Animais de Laboratório, demonstrou que a dor inflamatória não modifica o nível de consumo de álcool em camundongos fêmeas, mas provoca a redução da ingesta de álcool em camundongos machos.

 

Para o seguimento da pesquisa foram selecionados 60 camundongos, incluindo fêmeas e machos. Na amostra selecionada foi administrada solução salina ou Adjuvante completo de Freund (CFA), na pata traseira, sendo igualados a ingestão de álcool com base no peso em quilos dos animais. Tendo sido assim avaliados a hiperalgesia mecânica, a partir da inflamação induzida por CFA, bem como monitoramento de possíveis mudanças na ingesta e preferencias pelo álcool, após 3 semanas de administração. Também foi realizada curva dose-resposta, a partir de mudanças na concentração alcoólica, variando entre 30, 40 e 50%.

 

Assim, após a conclusão de que não houve aumento no consumo de álcool em camundongos mediante a exposição ao estímulo doloroso, se faz necessária a posterior análise das possíveis complicações ou mudanças comportamentais, como, por exemplo, se a manutenção do hábito etilista associado a dor provocaria abstinência alcoólica.

 

Referência: Campos-Jurado Y, Morón JA. Inflammatory pain affects alcohol intake in a dose-dependent manner in male rats in the intermittent access model. Pain Rep. 2023;8(4):e1082. Published 2023 Jun 27. doi:10.1097/PR9.0000000000001082

 

Alerta submetido em 12/12/2023 e aceito em 22/12/2023.