|
Competição entre regiões do Sistema
Nervoso Central no controle da dor por estímulos
frios
Maria Eduarda De Lima Pereira
Um estudo experimental realizado no Instituto Indiano de Ciência revelou que as diferentes informações que chegam no Sistema Nervoso Central competem entre si em uma região denominada Núcleo Parabraquial Lateral (NPBL), e essa define como o corpo e as emoções reagiram à dor causada pelo frio. Segundo os autores, os neurônios do NPBL se tornam hipersensíveis ao frio em camundongos com neuropatia periférica induzida por quimioterapia.
Para o estudo, foram utilizados camundongos de linhagens específicas que tinham entre 2 e 4 meses de idade, e neles foi injetado fibras de fotometria para medir em tempo real o comportamento neural dos animais quando expostos ao frio. Os pesquisadores observaram que quanto menor a temperatura, maior era o número de lambidas nas patas como forma de alívio da dor, ou seja, o resultado da competição de estímulos que ocorre no NPBL define o comportamento do roedor, podendo ser emotivo como o lamber as patas ou pode ser uma resposta reflexa.
Desse modo, o estudo sugere um mecanismo importante que permite o entendimento de respostas afetivo motivacionais ao frio em modelo de dor crônica induzida por quimioterapia.
Referência: Reddy P, Narayan Prajapati J, Chaterji S, Varughese A, Chaudhary Y, Sathyamurthy A, Barik A. Converging inputs compete at the lateral parabrachial nuclei to dictate the affective-motivational responses to cold pain. Pain. 2025 May 1;166(5):1105-1117. doi: 10.1097/j.pain.0000000000003468. Epub 2024 Nov 12. PMID: 39715193. |