|
Mistura probiótica reduz a dor e mantém
os nervos saudáveis em modelo experimental de
neuropatia diabética
Diego Domingues Pereira
Um estudo publicado em 2025 por pesquisadores de Beijing, na China, demonstrou que o tratamento com uma mistura de probióticos melhorou a dor neuropática de origem diabética em ratos. O tratamento da dor neuropática ainda é um desafio, mas estudos têm demonstrado que mudanças no ambiente intestinal pela ingestão de probióticos, que são bactérias benéficas à saúde, é uma abordagem em potencial. Nesse estudo, os pesquisadores demonstraram que a mistura de probióticos mudou o perfil de bactérias intestinais, reduziu a dor e a inflamação, e preservou a integridade do intestino e dos nervos.
O estudo foi conduzido em modelo de diabetes induzida por dieta rica em gordura e injeção de estreptozotocina, uma substância tóxica para células pancreáticas que produzem insulina. Os animais foram divididos em 3 diferentes grupos: ratos diabéticos tratados com a mistura de probióticos, por via oral, durante 4 semanas; ratos diabéticos que não receberam o tratamento; e ratos não diabéticos. Os efeitos do tratamento foram avaliados sobre a dor por testes mecânicos e térmicos, e sobre os níveis de mediadores inflamatórios nas fezes. Foram também realizadas biópsias de nervos e intestino.
O estudo demonstrou que a mistura probiótica promoveu diminuição da dor e da inflamação, e protegeu os nervos, indicando que a suplementação com os probióticos pode ser uma estratégia no tratamento da neuropatia diabética. Por outro lado, estudos clínicos ainda são necessários para confirmar esses resultados.
Referência: Jiang Y, Yang J, Wei M, et al. Probiotics alleviate painful diabetic neuropathy by modulating the microbiota-gut-nerve axis in rats. J Neuroinflammation. 2025;22(1):30. Published 2025 Feb 2. doi:10.1186/s12974-025-03352-3 |