O efeito de medicamentos
anti-inflamatórios na dor em pacientes com
artrite
Ana Carolina Silva Martins
O uso de tofacitinibe e adalimumabe têm efeitos analgésicos em pacientes com artrite reumatóide e artrite psoriática. A artrite reumatoide (AR) e a artrite psoriática (APs) são doenças inflamatórias crônicas que afetam a qualidade de vida. Muitos pacientes com doenças reumáticas continuam a relatar dor residual, apesar do desaparecimento da inflamação provocada pela artrite. Foram analisados pacientes que utilizaram pelo menos uma dose do medicamento do estudo e que alcançaram a anulação da inflamação após 3 meses de tratamento.
Os pacientes com AR ou APs foram aleatorizados para receber tofacitinibe, adalimumabe ou placebo. Os pacientes avaliaram a gravidade da dor da artrite, respondendo: “minha dor neste momento é” usando uma escala visual de 0 (“sem dor’') a 100 (“dor mais intensa”).
Os autores constataram que o tratamento com tofacitinibe e adalimumabe resultou em maior magnitude de redução da dor residual, em comparação com o placebo, e ambos os tratamentos reduziram a dor de forma similar. Como limitações, o estudo analisou dados agrupados de vários ensaios clínicos de duas doenças distintas, o que talvez não permita comparação direta. Os dados evidenciam a necessidade de atuação e pesquisas na área para atendimento das demandas e melhor qualidade de vida aos pacientes.
Referência: Dougados M, Taylor PC, Bingham CO, et alThe effect of tofacitinib on residual pain in patients with rheumatoid arthritis and psoriatic arthritis RMD Open 2022;8:e002478. doi: 10.1136/rmdopen-2022-002478
Alerta
submetido em 03/01/2023 e aceito em
03/02/2023. |