DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Aplicação do PainDETECT em pacientes pediátricos com dor neuropática

Milena Dias Oliveira

 

O questionário PainDETECT é uma medida de autorrelato que consiste em 12 itens que avaliam a intensidade e características da dor, como sensações de queimação, formigamento, crises repentinas, propagação ou radiação, e o curso ou flutuações da dor. A dor neuropática (DN) é caracterizada por uma disfunção do sistema nervoso somatossensorial. A estimativa de sua prevalência é de 3% a 10% na população. Em populações pediátricas há o desafio do diagnóstico e avaliação da DN, sendo necessário encontrar ferramentas que facilitem esse processo, como o PainDETECT. O objetivo deste estudo foi fornecer uma avaliação inicial da validade do PainDETECT em uma população pediátrica para informar a potencial utilidade clínica e de pesquisa. A amostra (165 participantes) foi composta por jovens com dor crônica recrutados no Serviço de Tratamento da Dor do Hospital Infantil de Boston e na Clínica Pediátrica de Tratamento da Dor do Stanford Children's Health quando se apresentaram para avaliação da dor, com idades entre 10 e 19 anos.

 

Os participantes completaram uma versão em papel do PainDETECT e um teste sensorial quantitativo que avaliou 2 tarefas. A primeira foi a alodinia mecânica a partir do estímulo doloroso provocado por uma escova. A segunda foi sobre a hiperalgesia mecânica por pressão. Entre os participantes com diagnóstico primário de DN 80% foram categorizados como positivos no PainDETECT, demonstrando uma sensibilidade aceitável de 80%, contudo com uma especificidade de apenas 33%. Logo, os resultados ou categorizações do PainDETECT devem ser usados para direcionar avaliações a fim de direcionar o cuidado de forma mais rápida e efetiva.

 

Assim, para pacientes com triagem positiva no PainDETECT, recomenda-se o encaminhamento urgente a serviço médico especializado em dor pediátrica. Ainda são necessários estudos mais específicos sobre essa ferramenta relacionados à especificidade e tipos de dores dentro da população pediátrica.

 

Referência: Hess, Courtney W; Van Orden, Amanda R; Mesaroli, Giuliab; Stinson, Jennifer N.; Borsook, Davidd; Simons, Laura E. Application of PainDETECT in pediatric chronic pain: how well does it identify neuropathic pain and its characteristics?. PAIN Reports 8(6):p e1109, December 2023. | DOI: 10.1097/PR9.0000000000001109

 

Alerta submetido em 29/12/2023 e aceito em 16/07/2024.