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Alerta da edição mensal

 

 

Educação em neurociência e a percepção da dor

Gustavo Lee Minari

 

Pesquisadores da Bélgica realizaram um ensaio clínico randomizado duplo-cego no Breast Centre, localizado em Leuven, que buscou comprovar a maior efetividade da educação sobre neurociência da dor em comparação com a educação biomédica. Os desfechos analisados neste estudo foram: incapacidade relacionada à dor, intensidade da dor, nível de atividade física e funcionalidade emocional, sendo que em nenhum deles identificou-se os resultados esperados pelo estudo, ou seja, não houve diferença importante entre os desfechos analisados entre os grupos intervenção e controle.

 

Esse estudo contou com a participação de 184 voluntárias que foram diagnosticadas com câncer de mama primário e passaram por cirurgia oncológica mamária. Elas foram divididas igualmente em 2 grupos, ambos com acompanhamento de fisioterapia padronizado e individualizado, mas um grupo recebia informações biomédicas sobre dor, enquanto o outro recebia informações com base na neurociência da dor. O acompanhamento foi feito ao longo de 18 meses, sendo que nos 4 primeiros meses (fase intensiva) eram realizadas sessões semanais de fisioterapia, seguido de sessões de acompanhamento nos meses 6, 8 e 12. As sessões educativas ocorreram 6 vezes ao longo do estudo, presenciais ou remotas, sendo 3 sessões durante a fase intensiva e as outras nos meses 6, 8 e 12. Ao longo do estudo, foram coletados dados referentes à incapacidade relacionada à dor, sintomas e características da dor, e funcionamento emocional. A partir disso, os resultados indicaram que não houve diferença entre os desfechos entre os grupos do estudo.

 

Com isso, algumas hipóteses foram traçadas pelos autores do porquê dos resultados insatisfatórios da pesquisa, como o estresse pós-operatório prejudicando o processo de ressignificação da dor e a maior aceitação social de informações biomédicas. Os autores recomendam que futuras pesquisas sobre educação em neurociência da dor devam realizar abordagem individualizada ao paciente.

 

Referência: Dams L, Van der Gucht E, Devoogdt N, et al. Effect of pain neuroscience education after breast cancer surgery on pain, physical, and emotional functioning: a double-blinded randomized controlled trial (EduCan trial). Pain. 2023;164(7):1489-1501. doi:10.1097/j.pain.0000000000002838

 

Alerta submetido em 25/08/2023 e aceito em 29/09/2023.