DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Fgr

Robson Felipe de Queiroz
 

As Síndromes Auto Inflamatórias (SAI) são distúrbios autoimunes que tem como característica sintomas inflamatórios periódicos e sucessivos, podendo afetar diversos órgãos e são causadas principalmente por defeitos monogênicos, mas também podem ser afetadas por uma combinação de fatores genéticos e externos. Correspondendo a 2-5% de todos os casos de Osteomielite, a Osteomielite Crônica Multifocal Recorrente (OCMR) é uma SAI de difícil diagnóstico, sendo este feito a partir de exclusão, e acomete principalmente crianças e adolescentes do sexo feminino. A OCMR causa dor, reduz a mobilidade e provoca episódios repentinos e contínuos de calor e febre.

 

Na busca de elucidar a etiologia genética da OCMR, foi realizada esta pesquisa e encontrado o potencial gene causador desta SAI. Ao analisarem os genes de camundongos que possuíam esta SAI, os pesquisadores encontraram uma mutação em um membro da família Src quinases (SFKs), o Fgr. Após este achado, um segundo experimento foi feito e o Fgr foi retirado de alguns ratos e com isso o fenótipo auto inflamatório dos camundongos foi suprimido. Além disso, através do sequenciamento de exoma completo feito em 99 pessoas com OCMR e suas respectivas famílias, foram encontradas variantes de codificação de Fgr nos indivíduos com esta doença auto inflamatória.

 

Diante destes achados, os pesquisadores concluíram que o Fgr é o principal candidato a ser o gene causador desta SAI, já que a sua inativação aboliu a SAI em camundongos. Assim, o direcionamento da função do Fgr pode apresentar melhora no quadro de humanos com fenótipos auto inflamatórios.

 

Referências:

  • Abe K, et al. Gain-of-function mutations in a member of the Src family kinases cause autoinflammatory bone disease in mice and humans. Proceedings of the National Academy of Sciences, 2019, 116, 24, 11872-11877.

  • Jesus, AA, et al. Síndromes autoinflamatórias hereditárias na faixa etária pediátrica. Jornal de Pediatria, 2010, 86, 5, 353-366.

  • Oliveira, ACS, et al. Osteomielite crônica multifocal recorrente: relato de caso. Revista Brasileira de Ortopedia, 2017, 52, 5, 625-627.

Alerta produzido no âmbito da disciplina "Seminários Avançados em Pesquisa em Ciências e Tecnologias em Saúde", do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia, UnB. Alerta submetido em 03/12/2019 e aceito em 03/12/2019.