DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 


Bloqueio da sinalização da interleucina-6 modifica câncer ósseo

Jhonata da Cruz Matos

 

Pesquisadores determinaram as consequências da inibição da sinalização de IL-6 usando o composto TB-2-081 na manutenção da integridade óssea, progressão tumoral e dor em um modelo de câncer em ratos.

 

A descoberta de terapias que podem impactar a progressão do câncer, assim como proporcionar um controle álgico adequado, notoriamente possui um alto significado terapêutico, uma vez que, devido ao seu caráter debilitante, a metástase do câncer para o sistema musculoesquelético representa uma diminuição na qualidade de vida dos pacientes.

 

As altas taxas de interleucina-6 em pacientes com metástase óssea estão associadas ao estágio avançado da doença, resistência ao efeito de fármacos e um menor tempo de sobrevida.

 

Foi utilizado um modelo experimental de câncer ósseo que provocou aumento nos níveis de IL-6 tanto no exsudato ósseo como no plasma, produzindo dor contínua, hipersensibilidade e fratura óssea que foi observada após aproximadamente 12 dias. A inibição da IL-6 preveniu a dor óssea contínua induzida pelo tumor e a hipersensibilidade sem alterar o crescimento tumoral, reduzindo a remodelação óssea e o tempo de fratura.

 

Esses achados indicam que o bloqueio da sinalização da IL-6 representa uma estratégia viável modificadora do progresso da doença a fim de prevenir remodelação óssea induzida por tumor, permitindo a estabilização óssea e diminuição da incidência de fraturas, bem como diminuição da dor e consequente melhora da qualidade de vida de pacientes.

 

Referência: Remeniuk B, King T, Sukhtankar D, Nippert A, Li N, Li F, Cheng K, Rice KC, Porreca F. Disease modifying actions of interleukin-6 blockade in a rat model of bone cancer pain. Pain. 2018; 159(4):684-698.

 

Este alerta foi elaborado na disciplina 395528 - Seminários Avançados em Pesquisa em Ciências e Tecnologias em Saúde do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde, Faculdade de Ceilândia - UnB.

 

Alerta submetido em 27/04/2018 e aceito em 27/04/2018.

 


Leitura original e/ou complementar