DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 


Risco de transtornos mentais e ideação suicida em adolescentes

Emanuelle Lorraine Nolêto das Neves

Sara Oliveira Quadros

 

Dor crônica e insônia previram maior probabilidade do primeiro aparecimento de transtornos depressivos e ideação suicida. Esta investigação canadense, examinou se o estado de dor crônica, catastrofização e insônia previram o início de transtornos depressivos e/ou de ansiedade em 145 adolescentes com pais com histórico de transtornos de humor e/ou ansiedade. Eles foram acompanhados de 9 a 18 meses, entre 2019 e 2021. Este estudo teve como objetivo compreender a influência da dor e fatores hereditários para o desenvolvimento de transtornos e o risco de suicídio durante a puberdade.

 

Esta coorte prospectiva recrutou os adolescentes com base no histórico dos pais de transtornos mentais e nos seus autorrelatos para possível exclusão de participantes que já haviam tido o primeiro aparecimento de depressão, ansiedade ou pensamentos suicidas. Os pesquisadores utilizaram protocolos aprovados pelo conselho de ética em pesquisa institucional e instruíram os pais e os adolescentes sobre os recursos comunitários disponíveis para lidar com a complexidade que envolve a saúde mental, principalmente em casos de emergência. Os participantes preencheram questionários e fizeram autorrelatos para a composição dos dados.

 

A presença de dor crônica e insônia são fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais e ideação suicida em adolescentes. Esse estudo é inovador, pois teve enfoque no aparecimento inicial dos transtornos. Uma das limitações foi que as análises se basearam nas médias dos resultados, sendo insuficientes para detectar particularidades.

 

Referências: Soltani S, Noel M, Bernier E, Kopala-Sibley DC. Pain and insomnia as risk factors for first lifetime onsets of anxiety, depression, and suicidality in adolescence. Pain. 2023;164(8):1810-1819. doi:10.1097/j.pain.0000000000002879.

 

Alerta submetido em 03/11/2023 e aceito em 17/11/2023.