DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 


Comparativo entre musicoterapia e brincar de lego na dor pós-operatória pediátrica

Amanda Maria Garcia

Ana Luiza da Silva Pereira

Roberto Junior Rodrigues de Jesus

 

Você já imaginou uma abordagem inovadora para aliviar a dor pós-operatória em crianças? A abordagem tradicional para o controle da dor pós-operatória em crianças muitas vezes envolve o uso de medicamentos, mas evidências crescentes sugerem que terapias não farmacológicas podem desempenhar um papel crucial no alívio da dor e na melhoria do bem-estar. Diante disso, pesquisadores da Universidade Shahid Beheshti de Ciências Médicas na cidade de Teerã, no Irã, conduziram um estudo experimental com 96 crianças com a idade entre 6 e 12 anos submetidas a procedimentos cirúrgicos no Hospital e Centro Médico Mofid.

 

Este estudo propôs um comparativo entre duas intervenções não farmacológicas, a musicoterapia e o brincar de lego, visou avaliar sua eficácia no controle da dor pediátrica. Os participantes foram avaliados quanto à intensidade da dor antes e após as intervenções utilizando a Escala de Dor Facial. Os resultados da pesquisa mostraram que ouvir música e brincar com lego foram intervenções eficazes na redução da dor pós-operatória. Após a intervenção, o grupo que recebeu terapia com música apresentou diminuição de 1,5 na escala de intensidade da dor. Já o grupo de crianças que brincaram com lego, reduziu 2,9 pontos.

 

Portanto, as crianças do grupo lego relataram menor dor após a intervenção quando comparado ao grupo de intervenção musical. Dessa forma, percebe-se que ambas as medidas enfatizam a necessidade de incorporar abordagens multidisciplinares no tratamento da dor pediátrica, oferecendo perspectivas encorajadoras para a recuperação de crianças após procedimentos cirúrgicos.

 

Referência: Shahrbabaki RM, Nourian M, Farahani AS, Nasiri M, Heidari A. Effectiveness of listening to music and playing with Lego on children's postoperative pain. J Pediatr Nurs. 2023;69:e7-e12. doi:10.1016/j.pedn.2022.11.023.

 

Alerta submetido em 28/01/2024 e aceito em 06/02/2024.