DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 


As oscilações gama induzidas por laser preveem a sensibilidade a dor em indivíduos

Larissa Barros Freire

 

Os indivíduos possuem uma percepção a dor diferente uns dos outros. Um mesmo estímulo doloroso pode provocar percepções muito intensas em um e não ser percebido da mesma forma em outro. Essas percepções dolorosas apontam que a variabilidade é importante e imprevisível em respostas ao mesmo estímulo nociceptivo.

 

No presente trabalho os estímulos nociceptivos foram apresentados em intensidades diferentes e foram coletados dados acerca da dor. Com isso foi possível medir a sensibilidade individual à dor. O eletroencefalograma (EEG) e o eletrocorticograma (ECoG) são métodos de monitoramento eletrofisiológico que registram a atividade elétrica do cérebro. Foram utilizados para provar a atividade cerebral de humanos e roedores através de eletrodos centrais no couro cabeludo (EEG) e no córtex (ECoG). Observou-se que as oscilações cerebrais da banda gama induzidas por laser prevêem a sensibilidade individual a dor.

 

Essas descobertas podem projetar uma visão de mecanismos subentendidos ao comportamento perceptivo e cognitivo. Para a neurociência da dor isso é muito importante, pois revela estímulos consideráveis na prática clínica e onde essa variabilidade é sobretudo alta. Contudo, devido a limitações do estudo como a baixa relação do sinal-ruído da banda gama, sugere-se mais pesquisas relacionadas.

 

Referência: Hu L, Iannetti G. Neural indicators of perceptual variability of pain across species. Proc Natl Acad Sci U S A. 2019, 116(5):1782-1791.

 

Alerta produzido no âmbito da disciplina "Seminários Avançados em Pesquisa em Ciências e Tecnologias em Saúde", do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia, UnB. Alerta submetido em 03/12/2019 e aceito em 03/12/2019.