Um estudo
observacional realizado com pacientes de
todo o mundo, com e sem lombalgia, mostrou
que a intenção de autogerenciamento da sua
dor pode ser útil durante o tratamento da
dor lombar quando associado a métodos de
educação em saúde.
Foram
analisados formulários online de 345
participantes sem ou com lombalgia de
duração variável, sendo maiores de 18 anos e
fluentes em inglês. Os formulários continham
questões demográficas, relacionadas à
atividade física e a presença e
características da dor lombar. Também foi
investigada a intenção e as formas de
autogestão da dor lombar. As habilidades de
autogerenciamento incluem resolução de
problemas, tomada de decisão, planejamento
de ação, auto adaptação e automonitoramento.
Além do
autogerenciamento, o estudo também buscou
investigar as atitudes em relação a
declarações comuns à educação em saúde nos
casos de dor lombar. Foram selecionadas
frases-chave relacionadas ao estímulo a
atividades físicas, ajuda profissional,
incentivo ao autogerenciamento, entre
outros. Para cada frase, o participante
deveria responder, em uma escala de 0 a 6, o
quanto concordava, se era esperada,
tranquilizadora e encorajadora.
Em pacientes
com dor aguda e subaguda, as frases-chave
que mais se caracterizavam como preditoras
da intenção de autogerenciamento foram
aquelas relacionadas à segurança e causas da
dor lombar. Já para os pacientes com dor
crônica, as principais frases preditoras
foram relacionadas a compreensão de que a
lombalgia não é grave e que uma investigação
mais aprofundada é desnecessária.
O principal
achado foi de que as respostas positivas em
relação às frases-chave podem ser
consideradas preditivas de intenção de
autogerenciamento, indicando a importância
da equipe de saúde iniciar a comunicação e a
educação em saúde com o objetivo de promover
o autogerenciamento.
Referências:
O'Hagan ET, Di Pietro F, Traeger AC, Cashin
AG, Hodges PW, Wand BM, O'Neill S, Schabrun
SM, Harris IA, McAuley JH. What messages
predict intention to self-manage low back
pain? A study of attitudes towards patient
education. Pain. 2022 Aug
1;163(8):1489-1496. doi: 10.1097/j.pain.0000000000002530.
Epub 2021 Nov 12. PMID: 34784310.
Alerta
submetido em 05/08/2022 e aceito em 26/08/2022.