DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Bloqueio de canais pannexin-1 microgliais alivia a gravidade da retirada de opioides em roedores sem afetar a analgesia 

Francisco Fábio Bezerra de Oliveira

 

Os opioides são essenciais para o tratamento da dor. No entanto, ao término do tratamento com estes fármacos, muitos pacientes desenvolvem uma síndrome de abstinência, a qual é muito debilitante. Na tentativa de aliviar ou evitar os sintomas aversivos de abstinência, muitos indivíduos continuam fazendo uso de opioides. A retirada é, portanto, um ponto fundamental para o uso de opioides em indivíduos dependentes. Entretanto os mecanismos pelos quais os opioides causam dependência são pouco compreendidos e faltam terapias que atenuem ou evitem os sintomas de abstinência.

 

Em um estudo publicado na Nature Medicine em janeiro de 2017, os autores mostraram que o canal pannexin-1 (Panx1) microglial seria um candidato a alvo terapêutico na melhora dos sintomas da retirada de opioides. Sabe-se que a ativação de Panx1 na microglia libera ATP durante a retirada de morfina. Baseado nessa informação os autores usaram ferramentas genéticas e farmacológicas para demonstrar que a ativação do canal Panx1 é um mecanismo fundamental através do qual a microglia causa a facilitação sináptica de longo prazo nos neurônios das lâminas I e II no corno dorsal da medula espinal de roedores, um local de ação principal para a analgesia dos opioides. Esta forma de hiperexcitabilidade neuronial é uma característica da retirada. No estudo, ficou demonstrado que este princípio central de retirada ocorre diretamente na medula espinal de animais tratados com morfina.

 

Em resumo, os resultados desse estudo mostram que a liberação de ATP mediada por Panx1 a partir da microglia é necessária para a remoção de morfina em roedores e que bloquear Panx1 alivia a gravidade da retirada sem afetar a analgesia dos opioides.

 

Referencia: Burma NE, Bonin RP, Leduc-Pessah H, Baimel C, Cairncross ZF, Mousseau M, Shankara JV, Stemkowski PL, Baimoukhametova D, Bains JS, Antle MC, Zamponi GW, Cahill CM, Borgland SL, De Koninck Y, Trang T. Blocking microglial pannexin-1 channels alleviates morphine withdrawal in rodents. Nat Med. 2017 Mar,(3):355-360.

 

Alerta submetido em 02/02/2017 e aceito em 08/02/2017.


Leitura original e/ou complementar