DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 


Complicações da Doença Falciforme e o acesso aos serviços de emergência de saúde

Poliana Alves de Oliveira

 

Uma das complicações da Doença Falciforme (DF) é o priaprismo, caracterizada pela ereção peniana indesejada e prologada, acima de 4h, devido ao bloqueio vascular pelas hemácias deformadas, característica da doença, nos corpos cavernosos do membro, agravo este considerado uma emergência urológica que afeta cerca de 30% dos homens com DF. Tal complicação causa dor e pode provocar lesões teciduais irreversíveis, onde sem uma intervenção adequada, pode resultar em disfunção erétil e impactos na qualidade de vida destes homens.

 

Ainda que a procura por serviços de cuidados à saúde por parte desta população apresente bons índices, o acesso à atenção primária não é uma prática comum por parte dos indivíduos com DF, é o atendimento de emergência dos hospitais a receber maior demanda. Um estudo qualitativo mostrou que a busca por serviço de saúde especializado é considerada como último recurso, após tentativas paliativas falhas em domicílio associados a quadros exacerbados de dor. Aponta ainda, vivências de preconceito dos profissionais de saúde devido à falta de conhecimento sobre a doença e suas complicações, acarretando atendimento tardio na resolubilidade da disfunção.

 

Além do diagnóstico precoce da DF, a educação em saúde faz-se necessária para o esclarecimento das intercorrências que o priaprismo pode causar. É essencial autocuidado, acesso aos serviços de saúde, profissionais capacitados, tempo de atendimento hábil, ambiente seguro com privacidade e com foco na prevenção de complicações e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.

 

Referência: Maia HAAS, Alvaia MA, Carneiro JM, Xavier ASG, Bessa Júnior J, Carvalho, ESS. Acesso de homens com doença falciforme e priapismo nos serviços de emergência. BrJP, 2019, 2(1):20-26.

 

Alerta submetido em 03/12/2019 e aceito em 10/02/2020.