DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

Diabetes leva a hiponocicepção com a inibição Na+ / K+ / ATPase

Ana Carolina Alves Melo de Moura
Giovanna Oliveira de Brito

 

Este estudo teve como objetivo comprovar a hiponocicepção induzida por diabetes através de uma modulação neuronal que leva àoscilação da nocicepção.

 

Para cumprir com o objetivo, utilizaram um grupo controle e um teste, que foram avaliados por um período de 42 dias, sendo que as avaliações foram feitas de 7 em 7 dias. O diabetes foi induzido pela injeção intraperitoneal de estreptozotocina em ratos (grupo diab;ético-DB). A hipernocicepção após a indução de diabetes foi avaliada pelo comportamento nociceptivo dos animais após uma injeção intra-articular (TMJ) de capsaicina. Após o fim dos 42 dias avaliaram as células da microglia do subnúcleo trigeminal caudal. Houve hiponocicepção na TMJ em todos os momentos avaliados nos animais DB. Das moléculas avaliadas, foi possível constatar que o grupo DB demonstrou uma diminuição expressiva de diacilglicerol (DAG) e Na+/K+-ATPase. Concluíram que a hiponocicepção relacionada ao diabetes é resultante de um prejuízo no sistema trigeminal devido à inibição da Na+/K+-ATPase.

 

Referência Bibliográfica: Rocha-Neto LM, Furtado FF, Bonfante R, Abdalla HB, Macedo CG, Clemente-Napimoga JT. Diabetes inhibits Na+/K+/ATPase in the peripheral neurons of trigeminal system. 49° Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, Ribeirão Preto, 17-20 de Outubro de 2017.


Leitura original e/ou complementar