Alerta postado em: 04/11/2019 e aceito em: 04/11/2019
 

DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Papel dos receptores das cininas na dor e depressão induzida por reserpina

Gabriel Victor Lucena da Silva

 

A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor crônica primaria generalizada e morbidades como depressão, que causa uma redução da funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes, uma vez que não possui fisiopatologia especifica, diagnostico ou tratamento adequado. Evidencias mostraram a contribuição das cininas e seus receptores, B1 e B2, em condições de dor aguda e crônica, assim, o objetivo deste estudo foi investigar o envolvimento dos receptores B1 e B2 em um modelo de dor/depressão induzida por reserpina em camundongos.

 

O modelo de fibromialgia foi induzido pela administração subcutânea de reserpina (1 mg/kg) uma vez ao dia por três dias consecutivos. Parâmetros nociceptivos (filamentos von Frey, alodinia ao frio [método da acetona] e nocicepção espontânea) e comportamentos de escavação e natação forçada foram avaliadas após a administração de reserpina em camundongos Swiss machos. A via dos receptores das cininas B1 e B2 foi investigada a partir desses parâmetros usando antagonistas farmacologicos.

 

Baixas doses de agonistas dos receptores de cinina B1 e B2 causaram nocicepção espontânea em animais previamente tratados com reserpina, e esse efeito foi revertido impedidos por antagonistas de receptores B. A deleção dos genes dos receptores de cinina B1 e B2 também reduziu a alodinia mecânica induzida pela reserpina.

 

Os receptores das cininas B1 e B2 estão envolvidos na nocicepção induzina no modelo experimental usado. Os resultados sugerem que estes receptores podem representar um alvo potencial para o alívio dos sintomas de dor associados à fibromialgia.

 

Referência: Role of kinin receptors in the reserpine-induced pain/depression dyad. Becker G1, Brusco I1, Silva CR2, Cunha TM3, Oliveira SM1 1UFSM, 2UFU, 3FMRP-USP. 51st Brazilian Congress of Pharmacology and Experimental Therapeutics, Brazil, Maceió, 24 a 27 de setembro de 2019.

 

Alerta submetido em 16/12/2019 e aceito em 16/12/2019.