DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Associações entre dor nas costas na idade adulta e a forma da coluna na velhice

Graziele Carolina Zanata
Rangel Leal Silva

 

A dor nas costas é uma condição musculoesquelética e uma desordem multifatorial complexa, a qual se evidencia em todo o mundo e é uma das principais causas de anos vividos com incapacidade. Esta condição afeta pessoas de todas as idades e suas consequências tanto para o indivíduo quanto para a sociedade são consideráveis. Estudos recentes demonstraram que cada indivíduo possui uma forma de coluna intrínseca que é parcialmente mantida durante as alterações posturais. Um estudo então examinou se a dor nas costas na idade adulta estava associada à forma da coluna aos 60-64 anos de idade. Os dados foram obtidos através de 1405 participantes da Pesquisa Nacional de Saúde e Desenvolvimento do MRC, num estudo de coorte de nascimento britânica. As dores nas costas foram verificadas aos 36, 43, 53 e 60-64 anos durante entrevistas com enfermeiros. A forma da coluna toracolombar foi gerada usando imagens de absorciometria de raio-X de dupla energia lateral avaliadas na idade de 60-64 anos. Modelos de regressão linear foram usados para testar associações de modos de forma de coluna com: (1) exposição cumulativa à dor nas costas; (2) relatos de dor nas costas durante diferentes períodos da vida adulta. Após o ajuste para o sexo, maior exposição cumulativa à dor nas costas na vida adulta foi associada com disco L4-5 em forma de cunha (escores SM4 inferiores) e espaços discais menores (escores SM8 maiores) em ambos os sexos. Além disso, o relato de dor nas costas aos 53 anos e/ou 60-64 anos foi associado com menor espaço no disco L4-5 em homens, mas não em mulheres. Esses achados sugerem que a dor nas costas na idade adulta pode estar associada a variações específicas nas formas da coluna na velhice precoce.

 

Referência: Muthuri SG, Pavlova AV, Saunders FR, Hardy RJ, Gregory JS, Barr RJ, Martin KR, Adams JE, Kuh D, Aspden RM, Cooper R. Associations between back pain across adulthood and spine shape in early old age in a British birth cohort. Sci Rep. 2018; 8(1):16309.

 

Alerta submetido em 20/03/2019 e aceito em 20/03/2019.

 


Leitura original e/ou complementar