DOL - Dor On Line

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Universidade de Brasília - Campus de Ceilândia
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
Faculdade de Farmácia - Universidade Federal da Bahia

Principal    |    Editoriais    |    Edições    |    Sobre a Dor    |    Glossário    |    Projeto DOL    |    Publicações    |    Contato

   
 

Alerta da edição mensal

 

 

Uso de realidade virtual para pacientes com dor crônica reduz sensibilidade à dor e aumenta tolerância

Ana Carolina Teles Marçal

Clara Leite Trigueiro

 

Estudos demonstraram que a realidade virtual supera a imaginação ou outras condições não imersivas em termos de alívio da dor. O estudo investigou o impacto da realidade virtual nos índices psicofísicos de dor. Os participantes foram expostos a uma variedade de condições, incluindo realidade virtual, imaginação e condições não imersivas. Os resultados mostraram que a realidade virtual reduziu significativamente a sensibilidade à dor em comparação com outras condições. O estudo aborda a necessidade de compreensão do alívio da dor crônica utilizando a realidade virtual, destacando o seu potencial para fornecer abordagem eficaz para o tratamento da dor.

 

O estudo foi realizado com uma amostra de 28 indivíduos com dor crônica e 31 participantes saudáveis, entre 18 e 65 anos. Foram realizadas quatro condições de teste: baseline (familiarização com o teste de dor), RV (Realidade Virtual, ambiente imersivo com cena paisagística), imagination (elaboração de imagens mentalmente) e visão 2D (mesmo vídeo da RV, mas sem interação). Para a avaliação da dor, os participantes tiveram manguitos de pressão fixados nas pernas e autorrelatavam a dor percebida, em uma Escala Numérica de Classificação, nas quatro condições de teste.

 

A imersão em ambiente de realidade virtual leva a uma redução na sensibilidade à dor, quando comparado aos efeitos de imagens mentais ou condições não imersivas. Contudo, os pesquisadores pontuam que o pequeno número da amostra torna os resultados vulneráveis a possíveis generalizações.

 

Referência: Tesarz J, Herpel C, Meischner M, Drusko A, Friederich HC, Flor H, Reichert J. Effects of virtual reality on psychophysical measures of pain: superiority to imagination and nonimmersive conditions. Pain. 2024 Apr 1;165(4):796-810. doi: 10.1097/j.pain.0000000000003083. Epub 2023 Oct 25. PMID: 37878478; PMCID: PMC10949219.

 

Alerta submetido em 12/04/2024 e aceito em 16/07/2024.